Em 2014, o Brasil se consolidou como o País que possui a segunda maior área plantada com variedades transgênicas no mundo, com 40,3 milhões de hectares, atrás apenas dos EUA, que tem 70,2 milhões de hectares com produtos transgênicos nas lavouras.

De acordo com técnicos, os benefícios da adoção de transgênicos na produção rural vão desde a redução de custos, por conta da diminuição das perdas, até ganhos por melhoria da eficiência operacional e maior facilidade no manejo. (Flamma)

Sabores

Começa nesta quarta-feira (23), a 15ª feira Sabores do Paraná, no pavilhão de eventos Expo Renault, no Parque Barigui, em Curitiba. São produtos da agroindústria familiar de 160 produtores rurais do Estado. A feira vai  até o dia 27 de julho.

Trigo 

Faz muito tempo que não se via lavouras de trigo tão bem desenvolvidas como as deste ano. De uns anos para cá, a cultura perdeu espaço para o milho e problemas climáticos afetaram a produtividade. Mas, por conta dos preços atraentes, os produtores voltaram a investir e o clima tem ajudado. Se não houver surpresas, a produtividade média esperada é nada menos que 130% maior que a registrada na safra anterior. (Flamma)

Carne

O volume de carne exportada pelo Porto de Paranaguá está maior. No primeiro semestre deste ano, foram 684 mil toneladas exportadas, 23% a mais que o exportado no mesmo período do ano passado. Em relação à carne bovina, este aumento foi ainda maior: 71,5%.

CAR 

E só para lembrar você, produtor rural, não esqueça de fazer o CAR, Cadastro Ambiental Rural, para regularizar sua propriedade. Sem o CAR, não será possível acesso a financiamentos agrícolas. Procure o sindicato rural da sua cidade e se informe.

Milho 

A colheita do milho não para. Na região de Toledo e Cascavel, as máquinas estão a todo vapor, dia e noite. Com o bom tempo a produtividade também está boa e tem agricultor colhendo 350 sacos por alqueire. O preço do milho não está lá aquelas coisas, mas a alta produtividade no campo vai compensar nas contas finais.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.