A produção de grãos no Brasil bateu recorde este ano. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra nacional de grãos em 2012/2013 está estimada em 184,3 milhões de toneladas. Este volume é 10,9% superior que a safra de 2011/12, quando atingiu 166,17 milhões de toneladas. A soja ampliou em 22,4% os 66 milhões de toneladas produzidos na última safra, chegando a uma produção estimada de 81,28 milhões de toneladas. Já o milho subiu 11,5% sobre a safra anterior, resultando em 43,62 milhões de toneladas. (Agência de Notícias PR)

Plano Safra

O governo Federal anunciou ontem, quinta-feira (06), o Plano Safra 2013/14 para a agricultura familiar. Ao todo, serão R$ 39 milhões para o fortalecimento do setor que é responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio brasileiro. O novo Plano pode representar para agricultura familiar mais crédito, mais assistência técnica, geração de emprego, renda no campo e ajuda à preservação do meio ambiente. (Agência de Notícias PR)

Feijão 

A trégua nas chuvas é excelente para a retomada da colheita do feijão 2° safra, que deve avançar bastante entre essa semana e a semana que vem. Mas as perdas de produtividade estimadas anteriormente são irreversíveis. Não há previsões de chuva nos próximos 10 dias nas regiões de Maringá e Ponta Grossa. Em Cascavel, pode voltar a chover já na próxima segunda feira (10) . (SEAB)

Carne suína 

Produtores de carne suína do Paraná podem ser beneficiados pela abertura do mercado japonês à carne produzida em Santa Catarina. Apesar de não estar envolvido nos negócios com o Japão, o Paraná deve assumir parte da venda no mercado interno deixado pelo estado vizinho, que terá foco na exportação. Em todo Estado, os suinocultores estão na expectativa da recuperação e melhora no preço, que hoje gira em torno de R$ 2, 70 centavos o kg da carne suína pago ao produtor.

Para assistir as matérias do programa RIC Rural, clique aqui.