O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou nesta semana, os dados da pesquisa de Produção da Pecuária Municipal, mostrando que o Brasil produziu pouco mais de 34 bilhões de litros de leite em 2013, 6% a mais que o volume obtido no ano anterior.

Um crescimento de 10% no período manteve o Paraná na 3ª colocação nacional, com produção de 4,3 bilhões de litros, muito próximo do Rio Grande do Sul, 2º colocado com produção de 4,5 bilhões de litros.

O Ministério da Agricultura do Japão confirmou um caso da gripe aviária em uma fazenda de aves na região de Miyazaki, no sudoeste do país. Três aves tiveram teste positivo para o vírus na fazenda e todos os cerca de 4.000 frangos do local foram sacrificados, disse uma autoridade de Miyazaki.

O governo local solicitou que fazendas próximas restrinjam os movimentos de sua criação. Acredita-se que não há risco de disseminação do vírus para humanos por meio do consumo de ovos ou carne de frango.

A região de Miyazaki é a maior produtora de frangos de corte do Japão, com criação de 28 milhões de aves, cerca de 20 por cento de todo frango do país.

Já foi publicado no Diário Oficial da União, a prorrogação do emplacamento de tratores e máquinas agrícolas, pelo prazo de dois anos, a contar da data da publicação.

A medida, que foi encaminhada pela Frente Parlamentar da Agropecuária, já foi aprovada pela Câmara  e pelo Senado e aguarda a sanção presidencial.

O USDA, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, estimou que os agricultores norte-americanos plantarão menos milho e soja na próxima safra (2015/16), resultando em uma colheita menor dos dois produtos.

O USDA estimou que plantações de milho atingirão 88 milhões de acres na campanha de comercialização de 2015/16, contra 91 milhões na temporada anterior. O plantio de soja deverá cair 200 mil acres, para 84 milhões de acres.