O Brasil é o país com maior consumo de agrotóxicos por habitante. Cada brasileiro ingere 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Os índices colocam o Brasil no posto de maior consumidor de agroquímicos do planeta. Os números foram repassados pelo Sindage, Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola.

Ciclovias 

Todas as novas obras de duplicação ou construção de rodovias no Paraná deverão incluir, obrigatoriamente, ciclovias. Até 2015, serão construídos mais de 90 quilômetros de novas ciclovias em diversas regiões do estado. A informação foi  anunciada pelo secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

Tempo

As altas temperaturas das últimas semanas e a estiagem prolongada em quase todo o Paraná e nos estados vizinhos comprometeram boa parte da produção de hortigranjeiros. O reflexo disso voltou a se manifestar no atacado das Ceasas do Paraná. Dos 30 principais produtos comercializados na Ceasa de Curitiba, 18 apresentaram aumento nas cotações, 10 permaneceram com preços estáveis e somente dois baixaram as cotações em relação à semana anterior.

Algumas regiões foram privilegiadas enquanto outras ainda necessitam de novas precipitações para amenizar o efeito da estiagem. Na região de Cascavel, segue o drama em determinados municípios quanto à falta de umidade, mas mesmo assim tem produtor que está plantando no pó, esperando a tão sonhada chuva.

Em Campo Mourão, as chuvas também foram insuficientes para aliviar o déficit hídrico e contribuir para o bom desenvolvimento  das lavouras, principalmente para a soja plantada tardiamente e para o milho safrinha, cultura que está com o plantio atrasado.  A situação das pastagens também é crítica, o que já está refletindo no aumento no preço da arroba do boi e queda na produção de leite.

As chuvas começaram nas áreas de café e deverão chegar nos próximos dias as regiões de Minas Gerais na principal região cafeeira, mas para evitar maiores perdas na safra do maior produtor global do grão o Brasil serão necessárias precipitações volumosas até o fim deste mês.

Preços

A falta dos produtos hortifrutigranjeiros fez com que os preços subissem muito, chegando a dobrar nos mercado varejistas. Na  região de Paranavaí, a grande maioria das hortaliças são de outras regiões produtoras, acarretando assim uma elevação dos preços dos produtos a serem ofertadas no mercado  varejistas.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.