O Brasil deverá colher este ano 187 milhões de toneladas de grãos. É o que aponta o 12º levantamento da safra 2012/13, realizado pela Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) e divulgado nesta semana  em Brasília.  O número é 12,6% superior à safra passada, quando atingiu 166,20 milhões de toneladas. (OCEPAR)

As exportações de soja em grãos, farelo de soja e óleo de soja somaram 10 milhões de toneladas até o mês de agosto, no Porto de Paranaguá. O volume é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 9,5 milhões de toneladas em exportações do complexo soja e demonstra a recuperação das exportações da commodity.

A supersafra do milho, que acabou se sobrepondo à soja, atrasou os embarques da oleaginosa. No entanto, a expectativa é que a partir de agora as exportações da soja ganhem mais força. Como os produtos não se misturam, o porto optou por dar vazão ao milho recebido  em grande quantidade, para depois abrir lugar para a soja. (OCEPAR)

Café

Muitas lavouras de café estão abrindo a primeira florada para futura safra. As lavouras cafeeiras se revestem de branco e o perfume adocicado mostra a exuberância da natureza.

Há poucos dias essa lavouras enfrentaram geadas, poucos investimentos em tratos culturais e no momento estão sofrendo com os efeitos da estiagem. Mesmo assim, mostram sua força e se apresentam para uma nova safra. (SEAB)

A Secretaria de Agricultura divulgou mais um balanço das lavouras de café depois das geadas que ocorreram no final de julho  e devem comprometer severamente a safra de 2014.  Os dados  apontam que 83% da área cultivada foi atingida, variando o grau de danos causados. Deverá ocorrer erradicação de cerca de 20% da área plantada no Estado, cerca de 16 mil hectares.

A produção para 2014, que tinha um potencial para 1 milhões 540 mil sacas 60kg, estima-se que 62% foi perdido. Deverão ser colhidas cerca de 960 mil sacas.(SEAB)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.