O IAP, Instituto Ambiental do Paraná, alerta que a colheita e a comercialização do fruto somente será permitida no Estado a partir do dia 15 de abril. As normas e as instruções para a colheita foram editadas e estão estabelecidas na portaria do IAP 059/2014. O objetivo da regulamentação da colheita é garantir o consumo sustentável de forma a garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção e símbolo do Paraná. (Governo do Paraná)

O Brasil voltou a despencar no ranking de logística elaborado pelo Banco Mundial. O País caiu 20 posições e ficou no 65º lugar entre 160 países. Países notadamente menos desenvolvidos que o Brasil aparecem na frente: casos de Vietnã, África do Sul, Turquia, Filipinas, Sérvia, Egito e até El Salvador, entre outros. Ainda de acordo com o Banco Mundial os europeus e asiáticos seguem nas primeiras posições. (Agrolink)

O USDA, Departamento de Agricultura dos EUA, anunciou novos números mostrando que a indústria orgânica continua a crescer, tanto no mercado doméstico como em termos globais. Já são mais de 25.000 operações certificadas de orgânicos em mais de 120 países diferentes ao redor do mundo. A indústria orgânica engloba atualmente um recorde de 18.513 fazendas e empresas apenas nos Estados Unidos. Isso significa crescimento de 245% desde 2002. (Agrolink)

Tecno Food e Plano Safra

O Paraná vai sediar nesse mês de março a Tecno Food Brazil, Feira Internacional de Proteína Animal, com inovações tecnológicas para as indústrias de carne e leite. O evento será realizado entre 25 e 27 de março e deve atrair cerca de 8 mil pessoas ao Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. (Emater)

O ministro da Agricultura, Neri Geller, disse que o Plano Safra para o ciclo 2014/2015 deve ser discutido com a equipe econômica do governo na primeira quinzena de abril. Ele disse também que o valor ainda não está definido e que o Ministério está recebendo as demandas do setor.