Bolsonaro afirma que seu segundo teste para coronavírus deu negativo
Agora é certeza: o presidente Jair Bolsonaro não está com coronavírus. A confirmação foi feita pelo próprio presidente, que afirmou na noite desta terça-feira (17), pelo Twitter que o segundo teste ao qual se submeteu deu negativo.
O primeiro, cujo resultado saiu na sexta-feira (13), também mostrou que ele não contraiu a infecção. Quando postou comentando que não tinha a doença, Jair Bolsonaro até usou uma foto dando uma “banana” aos jornalistas que tinham dito que ele estava contaminado.
– Informo que meu 2° teste para COVID-19 deu NEGATIVO.
– Boa noite a todos.— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 18, 2020
– HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/iL3YPGPGXA
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 13, 2020
Coronavírus no Brasil
Até o momento, 15 pessoas que estavam na comitiva brasileira aos Estados Unidos foram diagnosticadas com a covid-19. O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira a primeira morte relacionada ao coronavírus no Brasil. A vítima é um porteiro aposentado, de 62 anos, que morava com a família no bairro Paraíso, na Zona Sul de São Paulo. Além dele, pelo menos mais cinco familiares apresentam os sintomas, porém, ainda não realizaram os exames do Covid-19 pois não há disponibilidade nas unidades de atendimento.
Calamidade pública
Em nota divulgada na noite desta terça-feira, pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, o governo informa que “em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o Governo Federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública“.