Tomaram posse na última sexta-feira, 27, os 50 novos funcionários da (Adapar), Agência de Defesa Agropecuária, autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura. Os servidores estão sendo contratados sob o regime do Quadro Próprio do Poder Executivo, pela Secretaria da Administração e Previdência, e darão o suporte na área administrativa da empresa.

A contratação foi autorizada pelo governador Beto Richa, conforme decreto assinado dia 6 de dezembro de 2013, antes de expirar concurso público realizado em 2009, no qual os servidores foram aprovados. Estão sendo contratados 43 servidores de nível de 2º grau para a área administrativa e sete servidores de nível superior – administradores de empresa, contadores, economistas e um analista de sistema.

Os servidores irão prestar serviços nas Unidades Regionais de Sanidade Agropecuária  da Adapar em Apucarana, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Lapa, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

A Adapar atua na manutenção do “status” sanitário das culturas agrícolas, de rebanhos pecuários e na qualidade dos produtos da agropecuária paranaense, destinados à exportação e mercado interno.

Políticas agrícolas

As políticas agrícolas e de abastecimento executadas pela Conab servirão de modelo para o governo colombiano implementar iniciativas que promovam a agricultura daquele país. A expectativa do governo da Colômbia é estruturar as políticas do setor no primeiro semestre do próximo ano. (Conab)

Couros

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de couros pelo Brasil somaram 441,2 mil toneladas até novembro, resultado recorde.

Para o faturamento foram totalizados US$2,26 bilhões, valor 19,4% maior que o obtido no mesmo período de 2012. O resultado já é 8,7% maior que o valor consolidado de 2012. (Scot Consultoria)

Leite

O preço médio do leite ao produtor encerra o ano com forte queda, confirmando expectativas de agentes do mercado. A pressão continua vindo da demanda enfraquecida e do aumento na captação de leite em praticamente todos os estados acompanhados pelo Cepea.

Em dezembro, o preço médio bruto nacional (“média Brasil”) pago ao produtor (que inclui frete e impostos) foi de R$ 1,0416/litro, forte redução de 5,4% (ou de 5,9 centavos) em relação a novembro.(Cepea)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.