Belo teria quarto com espelho no teto, videogame e celular durante sua estadia na prisão

Publicado em 6 jul 2019, às 00h00.

Embora muita gente já tenha esquecido, o cantor Belo passou um bom período na prisão depois de ser acusado de associação ao tráfico de drogas no início dos anos 2000. Tudo porque ele foi flagrado pela polícia em conversas telefônicas que mantinha com Waldir Ferreira, o Vado, apontado pela polícia como gerente do tráfico na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. 

Áudios de conversa entre Belo e traficante

Nos áudios interceptados pela Justiça, o traficante pedia R$ 11 mil para comprar um “tecido fino” e em troca, o músico receberia um “tênis AR”. Para a polícia, o “tecido fino” era cocaína e o “tênis AR” se tratava de fuzil AR-15. Por isso, ele chegou a ficar detido por cerca de um mês em meados de 2002, até que conseguiu um habeas corpus que devolvesse sua liberdade. 

Ainda em 2002, Vado, o outro pivô do processo, morreu durante confronto com policiais militares. 

Belo sempre negou as acusações, não colaborou com a Justiça em várias ocasiões e até ficou foragido no  início das investigações. 

No fim de 2003, ele gravou um vídeo afirmando que mentiu, em um primeiro momento, quando negou ter conversado com o traficante, porque essa teria sido a orientação de seu advogado.

Belo é condenado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Já em novembro de  2004, o julgamento sobre o caso finalmente aconteceu e ele foi condenado a oito anos de prisão, em regime fechado, por tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

Quando a sentença saiu, Belo não se entregou de maneira fácil. A polícia precisou entrar na casa do músico e fazer uma busca para encontrá-lo, por fim, ele foi localizado em  um fundo falso no próprio quarto. 

Prisão de luxo para o cantor Belo 

Enquanto esteve preso, Belo foi transferido algumas vezes sob a alegação de que estava levando uma vida confortável demais para uma prisão. Inicialmente, ele foi levado para o presídio Ary Franco. Depois, Belo foi transferido para o presídio Evaristo de Moraes e, no final de março de 2005, voltou para o Ary Franco

A primeira transferência ocorreu após policiais encontrarem um  videogame e um celular na cela que Belo dividia com outros quatro presos. No entanto, a polícia nunca confirmou se os itens eram mesmo do cantor. 

Biografia de Belo 

Agora, uma biografia não autorizada, escrita pelos jornalistas Leo Dias e Leslie Leitão, pretende provar que ele dispunha ao menos de um quarto com espelho no teto para receber visitas íntimas.

Segundo os jornalistas, Viviane Araújo foi em todas as visitas íntimas liberadas ao cantor, até ele a trair com uma mulher chamada Leia. Na sequência, Belo já teria começado a se envolver com sua atual esposa Gracyanne Barbosa que também teria ido às visitas íntimas do cantor na reta final da prisão. 

Em entrevista ao Extra realizada em 2015, Belo confessou que detentos com dinheiro podiam ter algumas vantagens. “Todo preso que tem uma condição financeira, que pode melhorar a sua hora de dormir, uma visita íntima, é claro que vai ter. Não é uma regalia”, disse à época.

 Belo cumpriu 4 dos 6 anos de prisão e teve a pena extinta pela Justiça em 2010.