O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), instalado há 10 meses, apreendeu mais de R$ 21 milhões em produtos contrabandeados. A sede da unidade, primeiro batalhão policial militar fronteiriço do Brasil, está instalada em Marechal Cândido Rondon, mas atua em toda região Oeste. Nos municípios maiores foi percebida redução significativa nos índices de criminalidade.

O comandante do BPFron, major Erich Wagner Osternack, explicou que o trabalho do batalhão provoca resultado em outros estados. “Toda apreensão de drogas e contrabando repercute não só nos grandes centros do Paraná, como também em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, que receberiam os produtos ilegais”, defende.

Osternack comparou as avaliações da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública, para os primeiros quadrimestres de 2012 e deste ano. “Os índices de criminalidade nos grandes municípios de fronteira, como Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão e Toledo, diminuíram consideravelmente”, argumenta.

Em Foz, a queda de homicídios foi de aproximadamente de 35% e, em Cascavel, de 25%. “Tivemos uma redução no número de homicídios e, por outro lado, aumentaram as apreensões de contrabando, drogas e veículos”, comentou Osternack. O BPFron atua nos 19 municípios de fronteira, com um efetivo de mais de 120 policiais militares.

APREENSÕES – Desde sua criação, em 25 de julho do ano passado, o BPFron apreendeu aparelhos eletrônicos, aparelhos de informática, medicamentos, perfumaria e pneus. Mais de R$ 1 milhão da avaliação das cargas apreendidas corresponde à 3.539 caixas de cigarros. Os policiais abordaram mais de 50 mil pessoas e detiveram 152 pessoas, 91 em flagrante. Também foram cumpridos 23 mandados de prisão e vistoriados 192 locais.

Foram tirados de circulação, na região de fronteira 911,8 quilos de maconha, 25,8 quilos de crack, 3,2 quilos de haxixe e 7,7 quilos de cocaína. Também foram apreendidos 120 frascos de lança-perfume e 41.087 unidades de substâncias ilegais, entre estimulantes sexuais, anabolizantes, abortivos e suplementos. Também foram apreendidos 25 armas de fogo, 26 simulacros de arma de fogo e 665 munições. Dos 14.894 veículos abordados, foram apreendidos 201 e recuperados 15.

Durante os dez primeiros meses de atuação, o batalhão já participou de operações como Fronteira, Expo Rondon, Ágata, Expo Toledo, Divisa, Expopato, Nhapecani e Fronteira Blindada. Também apoiou a implantação da Unidade Paraná Seguro (UPS) em Cascavel, na Operação Carnaval e na Operação Verão.