Acontece de quinta (27) a segunda-feira (01/10) a Mobilização Paranaense sobre Envelhecimento, que vai promover atividades de lazer, campanhas de saúde, palestras, apresentação de filmes e concurso de beleza em vários municípios do Paraná. As atividades marcam o Dia Nacional e Internacional do Idoso, que será celebrado em 1 de outubro. A promoção é do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná.

As ações buscam conscientizar a população sobre o respeito à pessoa idosa. Com enfoque na qualidade de vida ao envelhecer e nos direitos do idoso, a mobilização tem como referencial o Estatuto do Idoso, lei federal que regula os direitos dos cidadãos com mais de 60 anos.

Dentro das políticas públicas para o idoso, o Conselho e o Ministério Público elaboraram um projeto de lei para criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa. O Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa está em fase final de habilitação para receber doações.