A campanha eleitoral começou oficialmente em julho. De lá para cá os candidatos a prefeito de Curitiba tiveram tempo de apresentar suas propostas para os eleitores, mas também acabaram cometendo alguns deslizes. Nós separamos as 10 maiores gafes da campanha:

 

10 – LUGAR ERRADO: A legislação eleitoral proíbe que o uso de prédios públicos nas propagandas eleitorais. Mas os produtores do programa de Ducci para a televisão esqueceram disso e usaram imagens do Hospital do Idoso. Por causa da gafe o video teve que ser retirado do ar.

 

9 – NOTA ZERO: Luciano Ducci está usando o horário eleitoral na televisão para divulgar as ações promovidas pela sua gestão como prefeito. Como não é permitido usar imagens de prédios públicos nas propagandas, o candidato resolveu filmar dentro de uma escola particular. Mas convenhamos que a realidade é bem diferente nas escolas públicas.

 

8 – ESTATIZOU: O Hospital do Carmo foi fechado e Ratinho Júnior prometeu que iria reabri-lo para atender à população do Boqueirão e região. O problema é que se tratava de  um hospital particular que teria sido fechado pela vigilância sanitária.

 

7 – EM FAMÍLIA: Em entrevista para o RIC Notícias, Gustavo Fruet confundiu as datas em que sua irmã trabalhou como Secretaria de Educação de Curitiba. Segundo o candidato, Eleonora Fruet teria saído da pasta quando Beto Richa ainda era prefeito, mas na verdade ela trabalhou mais tempo, inclusive durante a gestão de Ducci.

 

6 – FLAGRA: O candidato Rafael Greca foi flagrado parando o carro em cima da calçada para conversar com eleitores. A foto foi publicada pelo Blog do Esmael, que ainda deu direito de resposta ao infrator. Greca disse que na frente da casa dele ele poderia parar sem problemas. Só que não pode não, candidato!

 

5 – CARA DE UM FOCINHO DE OUTRO: um dos comerciais de Ratinho Júnior foi retirado do ar porque foi considerado pela Justiça Eleitoral um plágio da propaganda do TRE. A semelhança poderia confundir os eleitores. Veja a comparação no vídeo abaixo:

 

4 – JOGO DE CENA: A atriz Cássia Damasceno apresenta o programa de Luciano Ducci. O curioso é que ela fez papel de uma funcionária de posto de saúde no filme “Curitiba zero grau”, que fala sobre desigualdades sociais. Na telona, a personagem de Cássia diz que faltam remédios no posto de saúde. Dizem as más línguas que o eleitor pode ficar em dúvida sobre qual das duas atuações é mais fiel à realidade. A gafe foi descoberta pelo Blog do Tarso.

 

3 – PERDIDO: Ratinho Júnior fez uma visita ao Hospital Angelina Caron no dia 5 de setembro, pediu votos e prometeu trazer mais investimentos para a rede de saúde de Curitiba. O problema é que o hospital fica no município de Campina Grande do Sul, na região metropolitana da capital.

 

2 – TETO DE VIDRO: Durante o debate realizado pela CNT, Carlos Moraes questionou o fato de existirem muitos moradores de rua na cidade. O atual prefeito e candidato Luciano Ducci saiu com uma frase pra lá de esquisita. Ducci deu a entender que morar na rua é uma opção de vida. Confira a frase no vídeo abaixo:

 

1 – ASFALTO DE GLACÊ: Luciano Ducci tem sido alvo dos outros candidatos, que o acusam, entre outras coisas, de promover obras com objetivo eleitoreiro. De acordo com os oposicionistas essas obras seriam de pior qualidade. Mas foi Rafael Greca quem ilustrou melhor essas críticas. Ele mostrou uma rua recém-asfaltada se esfarelando em pleno centro de Curitiba. Greca ainda disparou: “Asfalto não é para tirar com a mão. Não é glacê de bolo, que o gordo pega, passa e lambe o dedo”.

E você? Lembra de mais  alguma gafe? Use o campo “comentário” para colaborar com este artigo.