Araucária confirma datas de ensino híbrido para 5º e 4º anos da rede municipal

por Mônica Ferreira
Com informações da Prefeitura Municipal de Araucária e supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 20 ago 2021, às 15h35. Atualizado em: 16 mar 2022 às 15h11.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Araucária confirmou o início das atividades híbridas nos 5º anos em 24 de agosto e para os 4º anos no dia 30 de agosto no município. A decisão tem como base a vistoria do Comitê Permanente de Retorno às Aulas nas unidades e os relatórios emitidos autorizando o retorno presencial.

De acordo com a Prefeitura, a participação dos alunos em atividades presenciais ocorrerá quando o responsável legal assinar a autorização, que já está disponível na unidade onde a criança está matriculada. O SMED informou que todas as unidades de 5º e 4º anos da rede municipal estão aptas para receber os alunos.

Atividades Híbridas

A programação da unidade educacional informa que as atividades serão divididas em momentos presenciais e de maneira remota. As unidades educacionais passaram por readequação para garantir o distanciamento e as medidas de higiene necessárias que o momento exige.

Nas unidades, as carteiras e cadeiras foram espaçadas com isolamento e distanciamento de 1,5m. Todas as salas de aula contarão com álcool em gel e os bebedouros de uso coletivo estarão isolados. As máscaras são de uso obrigatório. Todos que entrarem na unidade precisarão ter a temperatura verificada e realizar a higiene das mãos.

O Comitê Permanente de Retorno às Aulas Presenciais, que é composto por representantes da SMED, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Educação, realizou recentemente uma visita nas unidades para avaliar uma série de itens importantes para a retomada das atividades presenciais: termômetros para a verificação de temperatura de todos na entrada, dispensers de álcool instalados e funcionando ao lado das portas e demais ambientes, totens de fornecimento de álcool em gel, EPIs profissionais, máscaras para todos os estudantes (conforme orientação da OMS), sinalização do distanciamento nas salas de aula e no piso da unidade onde são feitas as filas, bebedouros lacrados, organização adequada para a distribuição do lanche e janelas que proporcionam ventilação foram itens levados em conta.

Na ocasião, 33 das 34 unidades foram consideradas aptas para dar sequência ao Plano de Retomada das atividades presenciais. Hoje, todas as 34 unidades estão aptas.

Conforme a SMED, a implantação do ensino híbrido ganhou maior viabilidade graças ao avanço da imunização não apenas para os profissionais da Educação, mas para toda população.