Nesta quarta-feira (10), mais 15 detentos foram transferidos do minipresídio de Maringá para a Casa de Custódia. A remoção já estava prevista, mas depois da descoberta de um túnel, a Secretaria de Justiça está avaliando a possibilidade de retirar um número maior de presos de uma só vez.

Um túnel de mais de sete metros foi descoberto em uma das celas da 9ª Subdivisão Policial (SDP) na terça-feira (9). A passagem, segundo a polícia civil, estaria sendo escavada durante a noite com iluminação improvisada. O buraco, que permitiria a fuga de aproximadamente 300 detentos, já foi tapado.

Transferências
Com mais presos do que a estrutura foi planejada para abrigar, a carceragem da 9ª Subdivisão Policial (SDP) foi destruída em março, quando estourou a rebelião. De lá para cá, os detentos estão soltos no corredor e diversas tentativas de fuga foram registradas. “É uma bomba relógio”, compara o delegado chefe Osnildo Lemes.

Por isso, autoridades carcerárias de Maringá pediram urgência na adoção de medidas que reduzam a superpopulação do minipresídio. A solicitação foi atendida pela Justiça no dia 28 de junho, com a determinação de transferências e apresentação do plano de demolir o prédio em 2014.