Alimentos Termogênicos

Publicado em 9 jul 2021, às 09h18. Atualizado às 10h30.

O que são alimentos termogênicos?

São alimentos estimulantes, muito interessantes para quem deseja melhorar o desempenho, foco, agilidade e queimar gorduras em excesso.

Os alimentos considerados termogênicos, proporcionam uma reação de elevação de temperatura corporal, ocasionando a aceleração do metabolismo.

Todos os alimentos gastam energia para serem metabolizados pelo organismo, porém existem alguns que se destacam mais do que os outros, por induzirem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado. Assim, quando digeridos pelo organismo, desencadeiam uma reação chamada termogênese, consumindo calorias para manter o calor do corpo.

Entretanto a simples ingestão desses alimentos não irá proporcionar a perda de peso, caso a pessoa continue consumindo calorias em excesso, por isso é de fundamental aliar uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

Essa é a única forma de potencializar o gasto calórico e perder peso de maneira saudável.  

Benefícios dos alimentos termogênicos:

Os alimentos termogênicos apresentam benefícios como:

  • Melhoria da circulação sanguínea,
  • Eliminação de gordura corporal
  • Diminuição dos níveis de glicose
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Prevenção de doenças como câncer de cólon e ovário
  • Promoção do bom funcionamento gastrointestinal.
  • Dar mais Energia, e disposição na atividade física e durante o nosso dia.
  • Acelera o metabolismo, aumentando a temperatura corporal
  • Auxilia o emagrecimento, quando for aliado a dieta e atividade física
  • Inibe o apetite e dá sensação de saciedade
  • Melhora o desempenho físico em exercícios de força como a musculação e de endurance como a corrida
  • Diminui a sensação de cansaço e fadiga
  • Tem ação diurética

Muitos ficam em dúvida de quais são os alimentos termogênicos ideais para se consumir. Por isso, preparei uma lista com os seis termogênicos naturais para que você possa inseri-los em seu dia a dia.

Confira a lista de alimentos termogênicos para acelerar o seu metabolismo.

6 Alimentos termogênicos que auxiliam o emagrecimento:  Café, TCM gordura do coco, Cúrcuma, Pimenta, Canela e Cacau.

  • Cafeína: a cafeína é uma substância vegetal da família das xantinas, um grupo de substâncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo estado de alerta de curta duração. Esta é uma substância estimulante e é capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro e promover diversos benefícios como o aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, melhora da performance esportiva, além do efeito termogênico. Recomendação: pode ser utilizado puro no seu dia a dia, para o pré-treino, em smoothies, receitas doces e salgadas.
  • Óleo de coco: é rico em gorduras saturadas fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), é uma gordura que não precisa de enzimas para digestão portanto sua absorção é muito mais rápida, o que resulta na produção imediata de energia. Como não é um alimento passível de ser acumulado como fonte de energia, não ocorre a deposição no tecido adiposo e o ganho de peso. O óleo de coco também é rico em ácido láurico, que auxilia na promoção da saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. É riquíssimo em vitamina E, poderoso antioxidante, retardando o envelhecimento. Ele também ativa alguns hormônios ligados diretamente ao centro da saciedade no cérebro, que estimula nada mais do que a saciedade. Recomendação: utilizar no preparo de alimentos, em receitas salgadas e doces e pode ser adicionada no café.
  • Cúrcuma: A cúrcuma também é conhecida como açafrão, açafrão-da-terra, açafrão da Índia e gengibre amarelo. O principal ingrediente ativo da cúrcuma é a curcumina, um flavonoide que é um grande aliado da dieta saudável por seu efeito termogênico. É rica em fibras e vitaminas, tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante capaz de prevenir e tratar diversas doenças como o câncer e o mal de Alzheimer. Auxilia no tratamento de problemas digestivos, como indigestão, falta de apetite e acidez gástrica, no tratamento para o fígado, artrite, eczema, reumatismo, psoríase e asma. A especiaria também colabora para a manutenção das taxas normais de glicose sanguínea, sendo excelente para prevenção de diabetes. Pesquisas mostram que a cúrcuma impede a formação de moléculas responsáveis pela formação de células adiposas e possui efeito termogênico. Recomendação: você pode incluir na sua alimentação de diversas maneiras, adicionar o tempero em molhos ou então, espalhar sobre a carne, peixe ou legumes durante a preparação. O açafrão é também a base daquele tempero muito famoso chamado curry, muito utilizado na culinária indiana e tailandesa.
  • Pimenta Cayena: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo, ela aumenta o ritmo cardíaco e melhora a circulação sanguínea. Ajuda na perda de peso e na queima de gordura se o seu consumo for associado a uma alimentação saudável. Recomendação: pode ser utilizada nos seus pratos, na água aromatizada, sopas e no que mais você quiser, use a imaginação!
  • Canela:  A canela melhora o sistema imunológico e acelera o metabolismo, além de facilitar a ação da insulina no organismo ajudando a controlar a diabetes e o colesterol. Possui diversas propriedades como cálcio, vitamina A, vitamina C, fósforo e magnésio, além de ser termogênica. É rica em antioxidantes e tem o poder de controlar os níveis sanguíneos de glicose. Recomendação: polvilhar por cima de frutas, smoothies e shakes; outra alternativa é adicionar em bebidas quentes como leite, café ou chás.
  • Cacau: O cacau é considerado um superalimento por ter um nível alto de antioxidantes. É rico em minerais como zinco, magnésio, fósforo, potássio, selênio, ferro e cálcio. Sua poderosa ação antioxidante ao organismo neutraliza os efeitos de danos celulares causados pelos radicais livres advindos do estresse, má alimentação, poluição, inflamações e obesidade. Auxilia a vasodilatação sanguínea que junto com as outras ações podem prevenir doenças cardiovasculares. Auxilia também a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim), e eleva os níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no sistema nervoso central, gerando sensação de bem-estar. Contém substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no sistema nervoso central, mais precisamente nos receptores que estimulam a vontade de comer doce; e dessa maneira conseguimos controlar o desejo por açúcar mais facilmente, o que é ótimo para quem quer emagrecer. Estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, devido a presença das aminas biogênicas, melhorando o humor e os quadros de depressão. Com alto poder hidratante, o cacau combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Alimentos termogênicos e atividade física:

Os alimentos termogênicos são indicados para as pessoas que desejam o emagrecimento, físico forte e saudável. Eles auxiliam a queima da gordura, o fortalecimento dos músculos, e o aumento do poder de concentração e da disposição para a prática de atividade física.

São indicados para queimar calorias antes, durante e após os exercícios.

Ao ser ingerido antes da sessão de exercícios gera o aumento do metabolismo proporcionando elevada queima de calorias. Sua ação aumenta o desempenho e o potencial físico, devido ao melhor aproveitamento dos nutrientes pelo organismo, melhorando a força e resistência muscular.

Restrições para o consumo e efeitos colaterais:

Em geral, os termogênicos naturais contam com poucas contraindicações, como no caso de crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão e enxaqueca.  Úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Quando consumidos em excesso, podem provocar sintomas como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Pessoas que sofrem de hipertensão, problemas gástricos, disfunção renal, crianças e gestantes devem consumir termogênicos somente com a orientação e o acompanhamento médico através de exames específicos.

Ressaltando que essa classe de alimentos termogênicos age como suplemento alimentar e não substituem a alimentação.

Agora você já sabe quais os principais alimentos termogênicos naturais para auxiliar o seu processo de emagrecimento. Associe-os sempre a um plano alimentar individual e fique atento aos limites diários, e se tiver dúvidas, é sempre importante consultar um médico ou nutricionista.

Se você gostou desse conteúdo compartilha o link com algum amigo, vamos ajudar mais pessoas a melhorarem a saúde e qualidade de vida.

Nutricionista Dra. Carolina Crozeta

Site: www.carolcrozeta.com

E- mail: carol@carolcrozeta.com

Instagram: @nutricionistacarolcrozeta

Agendamentos Whatsapp (41) 99932-0086