Hoje gostaria de compartilhar uma das premissas mais poderosas que já aprendi no mundo dos negócios. Na verdade, ela vale não apenas para a sua empresa ou carreira, mas também para a vida.

Os americanos têm uma expressão conhecida como Lead by example, algo como “Lidere pelo exemplo”, se formos traduzir para o português. Perceba que são apenas 3 palavras, mas para mim, elas carregam um significado poderoso..

Você provavelmente já se deparou com chefes ou colegas de trabalho que possuem muito discurso, mas que, na prática, têm posturas e atitudes muito diferentes daquilo que é pregado. Todos nós já conhecemos pessoas assim.

Para mim, a “liderança pelo exemplo” não é apenas uma forma mais poderosa de liderança. Ela é premissa para que a liderança se estabeleça de maneira efetiva. Liderança, diferente do que muitas pessoas pensam, não tem a ver com cargos ou com status.

Alguém “abaixo na hierarquia” pode ser um líder muito melhor do que o profissional acima de todos no organograma da empresa. A liderança é muito mais do que discursos inspiradores em cima de um palco ou durante a reunião semanal. A liderança é uma constante. Um hábito.

Por isso acredito tanto na premissa do Lead by example. Um líder será o primeiro a arregaçar as mangas e fazer o que precisa ser feito, ao invés de reclamar ou culpar alguém. Ele deve ser capaz de transitar na linha tênue entre cobrar por resultados e inspirar aqueles que estão ao seu redor.

E perceba que aqui utilizei a palavra “redor”, não “abaixo”. É comum confundirmos liderança com chefia, por exemplo. O líder é como o centro de um ecossistema. O guia central para todos aqueles que estão ao seu redor. É um erro pensarmos no líder simplesmente como alguém que está acima de alguém.

A premissa do Lead by example está diretamente ligada ao seu nome: Lidere pelo exemplo.

É fácil falar frases bonitas e impactantes. É fácil demandar tarefas. É fácil querer que os funcionários ou colegas adotem uma determinada postura no trabalho.

Precisamos parar de achar que liderança tem a ver com posições hierárquicas ou status. E isso vale não apenas para o mundo dos negócios, mas para a política, para a educação, para nossas relações com outros profissionais e outras pessoas.

Um líder é alguém que leva o walk the talk ao extremo.

Essa expressão em inglês significa fazer aquilo que é falado. Você já se deparou com alguma pessoa com um belo discurso, mas que não pratica tudo aquilo que se fala? Isso é o contrário do walk the talk.

Acredito fortemente que todos nós possuímos características de líderes. Alguns mais, outros menos. Saber ouvir. Saber quando tomar ação. Inspirar os outros a continuar. Colocar em prática aquilo que está no discurso. Essas habilidades não só podem como devem ser desenvolvidas por todos nós.

O mundo precisa de mais líderes. Protagonistas quem chamem para si a responsabilidade de mudar os contextos nos quais estão inseridos. Que dão a cara a tapa. Estamos no meio de uma grande transição e tenha certeza que você tem muita sorte de viver esse momento.

Uma transição de um mundo de chefes para um mundo que necessita, cada vez mais, de líderes.