Por Holger Hansen e Thomas Escritt

BERLIM (Reuters) – Quer pegar um ônibus ou trem na Alemanha?

Em breve, você poderá ter que fornecer um teste negativo para Covid-19 negativo ou prova de vacinação ou recuperação recente, conforme o país se torna o mais recente na Europa a considerar medidas drásticas para lidar com um novo aumento de casos da doença na região.

A Alemanha registrou outro recorde de casos na semana passada, na segunda-feira, com mais reuniões internas devido ao clima frio e campanhas de vacinação limitadas em alguns países transformando a Europa mais uma vez no epicentro pandêmico.

Esta quarta onda de infecção está desafiando um governo alemão em transição, com três partidos negociando para formar o próximo gabinete após a eleição inconclusiva de setembro.

Os social-democratas de centro-esquerda, os verdes e o liberal FDP disseram na segunda-feira que acrescentariam medidas mais duras ao projeto de lei que está sendo analisado pelo Bundestag (câmara dos deputados) para lidar com o surto.

As chamadas regras 3G, que exigem um teste negativo de Covid-19 ou prova de recuperação ou vacinação, devem ser aplicadas ao transporte público, bem como aos locais de trabalho, de acordo com um documento do governo.

Não está claro ainda como elas serão aplicadas.