A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o Instituto das Águas do Paraná deram mais uma oportunidade para agricultores devolverem agrotóxicos proibidos por lei. O prazo para a declaração de posse dos produtos se encerra na quinta-feira, 15 de agosto. Depois de receber as declarações, quantificar o volume armazenado e onde estão localizadas as propriedades, o Instituo das Águas irá montar o cronograma para recolhimento e devolução do produto. (OCEPAR)

Café 

Medidas de apoio à cafeicultura anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, na ultima quarta-feira (08), contemplam pedidos encaminhados pelo setor cooperativista paranaense ao governo Federal. Uma delas é a realização de leilão de Contratos de Opção de Vendas de café já neste mês de agosto, com exercício de opção para março de 2014 e aporte de recursos acima de R$ 1 bilhão. A operação será executada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e deverá atender 3 milhões de sacas de 60 quilos de café. O preço para contratos do leilão é de R$ 343,00 a saca de 60 quilos, conforme edital que será publicado pela Conab. (OCEPAR)

Levantamento preliminar do Deral, Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, estima perdas de até 51% na produção de café do ano que vem, em função das geadas que atingiram as plantas em praticamente todos os municípios que cultivam café no Estado. O prejuízo pode chegar a um milhão de sacas, que deixarão de ser produzidas na próxima safra no Paraná.  80% das áreas ocupados com café no Estado foram atingidos. As regiões mais prejudicadas  localizam-se entre Apucarana, Ivaiporã, Londrina e Maringá. No Norte Pioneiro e Noroeste também geou, mas em menor intensidade. Ao todo são  12 mil cafeicultores do Estado. (SEAB)

Trigo

A cultura do trigo nesta semana já mostrou os efeitos da geada, com o branqueamento das espigas. Levantamentos iniciais apontam perdas grandes. O milho menos atingido terá perdas maiores apenas para os mais tardios, a colheita iniciada apontou bons rendimentos, em torno de 5.000 kg/hectare.  E o clima está favorecendo a realização de todas as atividades no campo. O plantio de mandioca safra 2013/2014 vem sendo realizado com sucesso, com a geada aumentaram os gastos com manivas (ramas) que ficaram mais caras nesta safra. A colheita  da mandioca também vem sendo realizada, mas a falta de chuva já começa a preocupar os produtores. (SEAB)

Reunião 

O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, participa nesta sexta-feira (09), em Umuarama, no Hotel Caiuá, de reunião com prefeitos ligados à Associação dos Municípios da Região de Entre Rios Amerios. Lourenço foi convidado a fazer uma apresentação sobre o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF), um modelo inovador e sustentável que pode potencializar a economia da região do arenito caiuá, a partir do aproveitamento de pastagens degradadas.(FLAMMA)

Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.