Uma foto postada no Facebook na tarde desta sexta-feira (2) chamou a atenção para a relação crianças x armas. Dois agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) posam ao lado de um menino com idade em torno de 8 anos. Os três com a farda da corporação e portando armas à frente de uma viatura dentro da sede da Polícia Militar.

No comentário da foto, o usuário que a coloca na rede alerta para o fato de que a arma da criança é de brinquedo. Porém, apesar de lúdico, a brincadeira não é aconselhável para crianças.

Além da imagem, o que mais chama a atenção é a legenda na foto: “Já que não diminuem a maioridade penal, estamos treinando pequenos guerreiros!!!”. Como houvesse uma espécie de recrutamento mirim.

Através de assessoria de imprensa, o Comando do Bope afirma que a foto não é atual e que vai apurar as circunstâncias em que a imagem foi feita, assim como a identificação dos policiais presentes na imagem.

De acordo com a nota da assessoria, “Inicialmente o perfil aonde ela foi postada não corresponde ao nome de um policial militar inscrito no sistema da corporação, por isso precisa ser identificado”.

Mau uso
Não é a primeira vez que o poder das forças de segurança é usado para expressar opinião pessoal de agentes nas redes sociais.

Em abril deste ano, um agente da Guarda Municipal de Curitiba agitou o Facebook com uma foto em que estava fardado e segurava uma escopeta, ironizando ouvintes de funk em local público: “Toca Lek Lek Toca”.

E você, o que acha de agentes policiais fardados expressando suas opiniões pessoais nas redes sociais?