Na próxima quarta-feira (28), a agência do trabalhador pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Foz do Iguaçu, realiza o “Dia D”, proporcionando uma grande ação nacional para inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.

Empresas realizaram durante todo o dia processos seletivos para contratação desses candidatos. A ação acontece na Agência do Trabalhador, localizada na Rua Rio Branco, nº 606 – centro de Foz do Iguaçu, das 8 às 14 horas.

Oportunidades iguais

Segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, correspondendo aproximadamente a 24% da população. Deste percentual, apenas 0,70% estão inseridos no mercado de trabalho legal, ou seja, com carteira assinada e direitos assegurados.

A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga empresas com mais de 100 funcionários a incluírem em seu quadro efetivo pessoas com deficiência (PcD) e beneficiários reabilitados. De 100 a 200 colaboradores a proporção de vagas é de 2%. De 201 a 500 de 3% e acima de 1001 empregados o percentual é de 5%.

É direito do portador de deficiência a oportunidade de emprego, e as empresas que não cumprem a Lei são multadas.