O ano de 2014 está sendo de crescimento para o setor avícola paranaense. A abertura do mercado russo impulsionou as exportações do Estado, que apresentaram crescimento de quase 13% no acumulado até o terceiro trimestre deste ano. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Soja
As importações de soja da China deverão saltar 38% em novembro, com compradores, estimulados por melhoria das margens de esmagamento, correndo para assegurar carregamentos baratos nos Estados Unidos, onde está em andamento uma colheita recorde.

As maiores compras do país que mais importa soja no mundo devem dar sustentação aos preços de referência da soja, que no mês passado caíram ao menor patamar desde o início de 2010, pressionados pela safra norte-americana. Os preços da soja acumulam perdas de 23% este ano.

Os produtores brasileiros de soja negociaram 17% da safra 2014/15 de forma antecipada, segundo levantamento divulgado por SAFRAS & Mercado, com base em dados recolhidos até 3 de novembro. No levantamento anterior, de 2 de outubro, o número era de 12%.

No igual período do ano passado, a comercialização envolvia 33% e a média para o período é de 36%. Levando-se em conta uma safra estimada em 95,9 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 16,419 milhões de toneladas.

Em relação à safra 2013/14, o número de SAFRAS é de 95% da safra 2013/14. Em igual período do ano passado, a comercialização envolvia 92% e a média para o período também é de 92%. Levando-se em conta uma safra estimada em 86,623 milhões de toneladas, o volume de soja já comprometido chega a 82,292 milhões de toneladas.