São Paulo, 4 – O plantio de soja no Brasil alcançou 46% da área projetada na safra 2019/20 até a última quinta-feira, 31, estima a consultoria AgRural. O resultado representa avanço de 11 pontos porcentuais na semana. O número supera a média de cinco anos de 43% de área plantada no mesmo período mas ainda representa atraso na comparação com igual intervalo do ano passado, segundo levantamento semanal da AgRural.

Novamente, de acordo com a consultoria, Mato Grosso foi o destaque da semana com aceleração do plantio. Na semana, a semeadura do Estado passou de 72% para 84% da área a ser plantada. No Paraná, o plantio alcançou 60% de área semeada até quinta-feira, avanço de 14 pontos porcentuais na semana, impulsionado pelo aumento da umidade.

“Quem inspira cuidado agora é Mato Grosso do Sul”, destaca a AgRural.

Apesar do avanço expressivo da semeadura, com 58% da área plantada, ante 29% da semana anterior, o Estado tem recebido pouca chuva. “Além da necessidade de replantio de algumas áreas, os produtores se preocupam com a janela de plantio da segunda safra de milho”, conforme ressalta a consultoria.

De acordo com a AgRural, caso as chuvas previstas para esta semana se confirmem, a semeadura da soja no sul do Estado terminará dentro da primeira quinzena de novembro, o que permite que o plantio do milho seja concluído dentro da janela da região, que vai até meados de março. “Mas o ideal seria plantar antes do fim de fevereiro, para evitar que a produtividade da safrinha fique mais suscetível à redução das chuvas e a eventuais geadas a partir de maio”, afirma a consultoria.

Em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, as chuvas irregulares atrasam os trabalhos de campo, enquanto no Rio Grande do Sul, a semeadura está mais lenta por causa da elevada umidade do solo. No Matopiba (região que compreende parcialmente os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e o oeste da Bahia), o plantio ainda é restrito a lavouras onde já choveu, com a região apresentando irregularidade nas precipitações.

A AgRural estima que o Brasil deve plantar 36,4 milhões de hectares com soja na safra 2019/20, 1,3% a mais que na temporada anterior. A produção está prevista em 121 milhões de toneladas – recorde de colheita. Os números da consultoria serão revisados ainda nesta primeira quinzena de novembro.