4 Dicas para varejistas aumentarem suas vendas durante a Black Friday

Publicado em 18 nov 2021, às 11h03. Atualizado em: 5 out 2022 às 13h12.

Diversos segmentos do varejo enfrentam grandes desafios desde o início da pandemia e, para muitos empreendedores, o fim de ano é uma oportunidade para mudar essa realidade. Um bom exemplo é a Black Friday, data que inaugura as compras natalinas e costuma ser recheada de promoções significativas. No ano passado, as vendas da Black Friday somaram mais de R$ 5,1 bilhões no país, segundo dados da Neotrust/Compre&Confie. Para ajudar pequenos varejistas que buscam aumentar o lucro nesse período, a Compufour Zucchetti — que está oferecendo 75% de desconto em suas soluções na Black Friday — reuniu uma lista com dicas que ajudam a alavancar negócios sem comprometer tempo e orçamento. 

Escolha os itens da promoção com base no estoque

Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Procure trabalhar as condições e promoções mais agressivas em itens que estão no estoque: desta forma, além do faturamento, você conseguirá ganhar através do giro de estoque – vendendo produtos que podem estar há semanas ou meses sem giro. 

Para compor esta estratégia, você também pode trabalhar descontos em itens que possuem mais giro, atraindo os consumidores e vendendo outros produtos correlacionados ao primeiro. 

Foco no digital

A pandemia mudou radicalmente a forma como as pessoas consomem, acelerando o processo de transformação digital de diversos mercados, como o varejo. Por isso, é importante que os varejistas mantenham seus canais digitais ativos e movimentados (redes sociais, e-commerce, etc). A conexão com grandes Marketplaces (como Amazon e Mercado Livre) também podem ser grandes aliados dos varejistas, pois trabalham na exposição dos produtos. Saiba como a linha de softwares da Compufour Zucchetti facilita a integração da sua loja com estes e outros marketplaces.

Qualifique sua equipe

Conhecer as informações e detalhes do produto que está sendo vendido é essencial para que o cliente se sinta satisfeito e volte a fazer negócio com você — já que sabe que terá suas demandas atendidas e confiará na capacidade da empresa. Desde o atendente de caixa ao supervisor da equipe, todos os envolvidos devem ser experts sobre o que está sendo vendido. Capacite sua equipe para fechar vendas também via canais digitais, como WhatsApp e Instagram. Caso seu produto seja digital, outro ponto importante é garantir que todos saibam trabalhar adequadamente nele.

Não deixe a experiência de lado

Fim de ano pode ser uma época mais corrida para muitas pessoas. Por isso, é comum os lugares estarem mais cheios e, por certas vezes, disputados. Durante a Black Friday, é necessário um cuidado especial nesse sentido. O maior fluxo de vendas representa também a necessidade de um atendimento mais próximo. De acordo com a pesquisa do Reclame Aqui (2020), 51,2% dos consumidores não se importariam em pagar mais caro por um produto, uma vez que tivessem uma experiência de compra melhor com a marca. 

Uma boa experiência de compra significa oferecer um atendimento excepcional, o que é sinônimo de um software confiável no ponto de venda.  Para isso, o varejista  pode buscar soluções que oferecem diversas formas de pagamento integradas (Pix, carteiras digitais e cashback), emissão de documentos fiscais e conexão com os maiores marketplaces do país. 

Tanto na Black Friday como em qualquer outra época do ano, o cliente deve sempre escolher o canal de compra mais conveniente para ele, com a melhor forma de pagamento. E a maior missão de uma marca varejista é estar onde seus clientes estão – tanto nas lojas físicas quanto no ecommerce, marketplaces e demais ambientes online. 
Visando apoiar os comerciantes nesta empreitada, a Compufour Zucchetti – que já conta com mais de 42 mil clientes – está lançando sua campanha de Black Friday com até 75% de desconto em soluções de gestão voltadas especialmente ao varejo, que garantem desde as funções mais tradicionais – como emissão de notas e documentos fiscais – até funcionalidades voltadas ao varejo conectado, como integração com Marketplaces, Ifood, WhatsApp, entre outros. A promoção ocorre por tempo limitado e pode ser conferida aqui.

Divulgação

Foco: Floripa, Curitiba, POA, Caxias e Joinville.