Ric 02052018.jpg

Dicas valiosas que podem evitar futuras dores, no bolso e cabeça:

Neste cenário do empreendedorismo, vejo e converso com muitas pessoas que começaram ou planejam começar seu próprio negócio e possuem muitas dúvidas jurídicas, por isto, para lhe ajudar, listei alguns pontos que você deve observar com critérios objetivos e racionais, lembre-se: Sua empresa é um negócio e, portanto, saiba quais os riscos da sua atividade comercial e faça o mapa do seu empreendimento.

Dicas valiosas que podem evitar futuras dores, no bolso e cabeça:

 

  1. Direito Societário: Elaboração de acordo de sócios. Caso você tenha um ou mais sócios, é fundamental colocar no papel quais são as regras do jogo, lembrando que o combinado não sai caro.
  2. Registro de Marca: Parece óbvio, mas não é. Cuide do seu patrimônio.
  3. Direito dos Contratos: Elaboração/Revisão de Contratos de Prestação de Serviços (fornecedores, parcerias, acordo de confidencialidade, licença de uso de software).Faça como a Anitta, super empreendedora de sucesso, leia os contratos e discuta as cláusulas com sua advogada.
  4. Licenças: Obtenção/Renovação de Alvará de Funcionamento; Certificado do Corpo de Bombeiros; Licença Sanitária. Caso tenha loja física, comece do jeito certo.

Bons negócios. Suce$$o.

 

Por : 

Andressa Ramos dos Santos

Advogada especialista em varejo, facilitadora jurídica no Programa IRE e colunista no blog Empreendedorismo Rosa.