E com o período de floração dos pomares de laranja, entre os meses de julho e agosto, os citricultores paranaenses terão que intensificar a fiscalização das árvores para verificar a existência de focos do greening.  O Estado segue em alerta por causa do aumento de casos da doença; 2% dos pomares do Estado estão contaminados. Dados da Adapar apontam que, dos 159 municípios paranaenses que possuem produção de laranja, 89 já apresentam focos da doença. (FOLHA WEB)

Reserva legal

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, anunciaram a publicação da Resolução que prorroga a suspensão do cadastro e a averbação da reserva legal em propriedades rurais no Estado.

A suspensão foi o primeiro passo dado pelo Estado para adesão ao Cadastro Ambiental Rural, CAR, que prevê o cadastramento das reservas legais e de áreas de proteção ambiental de todas as propriedades rurais do país, uma exigência do novo Código Florestal Brasileiro. A nova Resolução mantém os efeitos de suspensão da averbação de Reserva Legal até a edição do Decreto que regulamentará o CAR no Estado do Paraná. (Gov. PR)

Feijão

Semana com chuva na região de Cascavel, prejudicando  o feijão, pronto para ser colhido. As doenças (principalmente a antracnose), as manchas e a perda de cor afetam a qualidade do produto. Na hora de vender, o agricultor recebe um preço menor. Na região de Toledo, as primeiras lavouras de milho safrinha já foram colhidas, surpreendendo os técnicos, a média de produtividade chegando a 7.000kg/ha. O excesso de umidade também pode prejudicar o milho. (SEAB)

Ponta Grossa

E na região de Ponta Grossa os prejuízos no campo estão mais relacionados à conservação de estradas e à erosão, dificultando o transporte do leite, madeiras e o deslocamento dos sitiantes. Com o clima assim o problema é a falta de condição de realizar qualquer atividade de campo, como concluir o plantio das culturas de inverno, aplicação de uréia, e as hortaliças,  que sofrem com o excesso de chuva, apesar do plantio reduzido em virtude do inverno.(SEAB)

Emprego 

De acordo com o CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a agricultura respondeu por quase metade da criação de empregos em maio de 2013. Puxada pelas lavouras de cana-de-açucar, café e laranja, o setor registrou a abertura de 33,8 mil postos de trabalho, ou 47% do total de 72.028 empregos criados no mês em todo o país. (Valor)