Tacacá: Conheça tudo sobre o prato que ganhou destaque com a música de Joelma
O Tacacá, prato típico da região amazônica, viralizou em 2023 graças à música “Voando pro Pará” de Joelma, lançada em 2015. Depois de o single repercutir na internet, o prato tornou-se um dos mais pesquisados no Google.
Mas, afinal, o que é o Tacacá? Confira abaixo:
O que é Tacacá?
Originário do Pará, o tacacá é uma sopa com camarão seco, jambu, goma de tapioca e tucupi. Apesar de ser uma iguaria do Norte do Brasil, o tacacá ainda é um mistério para muitos brasileiros fora dessa região.
Ingredientes do Tacacá
Os ingredientes incluem de camarão seco, tucupi (caldo amarelo de mandioca brava), jambu (causa leve dormência na boca), goma de tapioca, chicória, alho, pimentas-de-cheiro e polvilho azedo.
Como é feito o Tacacá?
O preparo é uma tradição passada de geração em geração. O tucupi é fervido com alho, chicória e pimentas-de-cheiro; o jambu é cozido separadamente. Camarões são fervidos, e o polvilho é misturado à água dos camarões, criando um mingau. O resultado é uma sopa rica em sabores.
Como se toma Tacacá?
Mais que uma refeição, é uma experiência sensorial. A maneira de consumi-lo é sorvendo o tucupi misturado com a goma, enquanto utiliza um palitinho de madeira para apreciar os sabores dos camarões ou do jambu.
Joelma pode ter colocado o Tacacá no centro das atenções, mas essa iguaria é, há muito tempo, uma joia culinária da Amazônia, encantando paladares e contando a história rica e diversificada da culinária brasileira.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.