Santa Casa se manifesta sobre caso de paciente com infecção no coração no PR

Publicado em 19 jan 2024, às 21h05. Atualizado às 21h11.
POST 3 DE 3

A Santa Casa de Curitiba se manifestou sobre o caso do paciente Jaguaribe Dea, de 58 anos, que batalha contra uma infecção no coração. Diagnosticado com Endocardite (infecção do revestimento interno do coração, geralmente envolvendo as válvulas cardíacas) em agosto de 2023, o quadro de saúde do homem se agravou rapidamente, levando-o a uma série de procedimentos médicos e duas cirurgias cardíacas.

O homem descobriu que a válvula cardíaca não está bem fixada no músculo, resultando em sangramento. Conforme Flavia, filha de Jaguaribe, o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a 3ª cirurgia, mas a família busca uma alternativa menos invasiva e arriscada, não contemplada pelo SUS, que exige um custo estimado de R$ 57 mil. A família divulgou uma vaquinha na internet para obter o valor. Até o momento, eles arrecadaram R$ 23 mil.

Segundo a Santa Casa, quando o paciente SUS dá entrada em uma unidade de saúde, ele é contemplado com a maior parte dos procedimentos existentes. “Neste caso ainda não fomos acionados pelo médico assistente solicitando nenhum procedimento incompatível com a tabela SUS. A discussão do plano terapêutico está ocorrendo entre médico e paciente”, disse em nota.

Conforme o hospital, na quinta-feira (18), “o paciente solicitou uma segunda opinião médica sobre a necessidade da cirurgia e a Santa Casa de Curitiba está providenciando. A direção técnica da Santa Casa solicitou ao médico responsável pelo atendimento esclarecimento acerca do quadro clínico atual e necessidade especial para atender o caso em questão”.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.