Pesquisa mostra como consumidor faz compras online de itens de moda
Um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, mostra o comportamento dos consumidores antes de comprar itens de moda como roupas, calçados e acessórios.
- Leia mais:
Conforme a pesquisa intitulada “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, 98% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar os itens de moda e utilizam as seguintes plataformas:
- Sites de buscas: 40%
- Marketplaces: 22%
- Aplicativos: 16%
- Redes sociais: 10%
Compra planejada de moda
O estudo aponta que 82% dos consumidores planejam antes de realizar as compras de moda. Deste número, 62% pesquisa exatamente o que precisa em sites que consideram mais confiáveis.
Já 46% desses consumidores pesquisam os produtos necessários e compram em sites que possuem o menor valor e 34% preferem ir à loja que precisam, mas em um local que tenha outras opções de estabelecimentos (shopping centers, ruas de comércio, galerias etc.)
De acordo com a pesquisa, 18% das pessoas realizam compras por impulso, a maioria aproveita as ppromoções.
Principais plataformas de compras
Quando a compra de roupas, calçados e acessórios é online, principal meio utilizado são:
- Marketplaces: 55%
- Aplicativos de compra internacional: 52%
- Sites de marcas que o consumidor conhece e confia: 48%
O estudo ainda aponta que, embora a compra na loja física de itens de moda (35% compra mensalmente) já faça parte da rotina dos consumidores, sua frequência é menor do que nas lojas online quando a compra é feita via Smartphone (39% compra mensalmente) e apresenta características de compra diferentes.
As principais categorias de produtos adquiridas em lojas físicas são: calças, shorts, bermudas e saias (53%) e camisetas, tops, blusas e casacos (48%), enquanto na loja online os produtos mais comprados são os calçados.
Forma de pagamento
Já a forma de pagamento é semelhante, tanto nas lojas físicas quanto no online: cartão de crédito (54% e 62%) é o meio mais utilizado. O Pix já aparece com relevância de 19% no online e 10% nas lojas físicas.
Para o estudo foram entrevistados 656 consumidores de todo o país.