Pesquisa mostra como consumidor faz compras online de itens de moda

Publicado em 20 out 2022, às 08h30. Atualizado às 09h10.

Um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o Instituto Qualibest, mostra o comportamento dos consumidores antes de comprar itens de moda como roupas, calçados e acessórios.

Conforme a pesquisa intitulada “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, 98% dos entrevistados costumam pesquisar antes de comprar os itens de moda e utilizam as seguintes plataformas:

  • Sites de buscas: 40%
  • Marketplaces: 22%
  • Aplicativos: 16%
  • Redes sociais: 10%

Compra planejada de moda

O estudo aponta que 82% dos consumidores planejam antes de realizar as compras de moda. Deste número, 62% pesquisa exatamente o que precisa em sites que consideram mais confiáveis.

Já 46% desses consumidores pesquisam os produtos necessários e compram em sites que possuem o menor valor e 34% preferem ir à loja que precisam, mas em um local que tenha outras opções de estabelecimentos (shopping centers, ruas de comércio, galerias etc.)

De acordo com a pesquisa, 18% das pessoas realizam compras por impulso, a maioria aproveita as ppromoções.

Principais plataformas de compras

Quando a compra de roupas, calçados e acessórios é online, principal meio utilizado são:

  •  Marketplaces: 55%
  •  Aplicativos de compra internacional: 52%
  • Sites de marcas que o consumidor conhece e confia: 48%

O estudo ainda aponta que, embora a compra na loja física de itens de moda (35% compra mensalmente) já faça parte da rotina dos consumidores, sua frequência é menor do que nas lojas online quando a compra é feita via Smartphone (39% compra mensalmente) e apresenta características de compra diferentes.

As principais categorias de produtos adquiridas em lojas físicas são: calças, shorts, bermudas e saias (53%) e camisetas, tops, blusas e casacos (48%), enquanto na loja online os produtos mais comprados são os calçados.

Forma de pagamento

Já a forma de pagamento é semelhante, tanto nas lojas físicas quanto no online: cartão de crédito (54% e 62%) é o meio mais utilizado. O Pix já aparece com relevância de 19% no online e 10% nas lojas físicas.

Para o estudo foram entrevistados 656 consumidores de todo o país.