Família faz viagem pelo mundo antes de ficarem cegos devido a doença rara

por Carol Machado
Com informações do The Sun
Publicado em 13 set 2022, às 16h25. Atualizado às 18h05.

Uma família canadense constituída por seis pessoas decidiu viajar o mundo após receber um diagnóstico devastador. Os pais de quatro crianças descobriram que três de seus filhos podem ficar cegos em breve.

A primeira criança a ter os sintomas, foi a filha mais velha, Mia Lemay Pelletier, de 12 anos, que começou a ter dificuldades para enxergar. Em 2018, ao levá-la ao médico, Mia foi diagnosticada com Retinis Pigmentosa. Segundo os médicos, a condição a deixará completamente cega quando ela estiver com 30 anos.

Em 2019, os outros dois irmãos receberam o mesmo diagnóstico. O único dos filhos que não apresentou os sintomas foi o Leo, de 9 anos.

“Não sabemos o quão rápido isso vai acontecer, mas esperamos que eles fiquem completamente cegos na meia-idade.”, disse a mãe ao jornal The Sun.

Atualmente, não há cura ou tratamento eficaz para retardar a progressão da retinite pigmentosa.

Um especialista sugeriu que a família tentasse absorvê-la com “memórias visuais”, antes que ela perdesse a visão para sempre.

Isso inspirou os pais, que começaram a fazer planos para passar um ano viajando ao redor do mundo com seus filhos.

“Pensei, não vou mostrar a ela um elefante em um livro, vou levá-la para ver um elefante de verdade”, explicou a mãe das crianças.

A família tem narrado sua viagem através das mídias sociais, postando atualizações regulares em suas  contas do  Facebook  e  Instagram.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui