Conheça Virgínia Leone Bicudo, brasileira destaque no Google

Publicado em 21 nov 2022, às 10h01. Atualizado às 10h19.

Quem acessou o Google nesta segunda-feira (21), se deparou com o destaque do site celebrando o 112º aniversário de Virgínia Leone Bicudo. A Brasileira foi uma psicanalista pioneira nos estudos raciais no Brasil.

A psicanalista Bicudo nasceu em 1910 em São Paulo. Sua mãe era uma imigrante italiana e empregada doméstica, e seu pai, um homem negro, que desejava ser médico.  Contudo, o pai de Bicudo teve acesso aos estudos negados por causa da cor da sua pele.

Com isso, ele dedicou a vida para poder dar educação de qualidade aos filhos. Em 1930, Bicudo se graduou pela Escola Caetano de Campos e não parou mais de estudar, sua dedicação e reconhecimento foram reconhecidos até mesmo pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Entre 1945 e 1955 a psicanalista dedicou aos estudos sobre relações raciais no Brasil. Em um de seus artigos publicados a autora debateu sobre a importância da formação de associações negras, como a Frente Negra Brasileira, na mobilização contra os obstáculos para ascensão social dos negros.

Já em seu segundo trabalho, publicado ela abordou as Atitudes de Alunos de Grupos Escolares em Relação com a Cor dos seus Colegas, resultado das suas pesquisas durante a realização do Projeto Unesco-Anhembi em São Paulo.

Em 1959, Bicudo fundou o Instituto de Psicanálise da Sociedade de Psicanálise de Brasília. A psicanalista difundiu seus conhecimentos nos veículos de comunicação chegando a apresentar o programa “Nosso Mundo Mental”, um dos programas de rádio mais populares do Brasil. Ela também escrevia uma coluna no jornal com o mesmo título.