Confira 5 alternativas ao X após fim da plataforma no Brasil
Seja no BlueSky ou no Tumblr, usuários do X (antigo Twitter) estão buscando por novas plataformas alternativas
Após o anúncio de que o X, antigo Twitter, pode sair do ar a qualquer momento no Brasil, internautas estão procurando alternativas para a plataforma. A princípio, o bloqueio acontecerá pois a rede social não cumpriu o prazo determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para indicar um representante legal da empresa no país.
Com o fim iminente, pessoas públicas estão divulgando suas contas e páginas em outras redes sociais. Foi o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fixou uma publicação em seu perfil no X, indicando suas páginas em outras redes sociais.
Saiba mais sobre algumas delas e outras opções, caso a plataforma de Elon Musk saia do ar.
Threads
Fundada em julho de 2023, a rede social surgiu como competidora do X, criada pela Meta. A empresa também comanda aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook.
- Leia também: Quando o X, antigo Twitter, sai do ar no Brasil?
Por isso, é necessário ter uma conta prévia no Instagram para usar o Threads. Os usuários podem fazer publicações de até 500 caracteres, publicar fotos e vídeos e compartilhar conteúdos de amigos. Além disso, as contas seguidas no Instagram são transferidas automaticamente para a nova rede.
Bluesky
A Bluesky foi desenvolvida pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, e é a mais similar ao X se tratando de textos. As publicações têm até 256 caracteres, assim como no início do Twitter.
Entretanto, a plataforma alternativa não permite publicação de vídeos e de áudios, como no X. Também não é possível enviar mensagens privadas entre usuários.
Popular por suas histórias virais, a rede social é uma das plataformas mais antigas em formato de “fórum”. Lançado em 2005, o site permite ao usuário acessar comunidades de bate-papo chamadas “subreddits”, segmentados por temas, como música, anime ou política, por exemplo.
Durante as conversas nas comunidades, é possível iniciar uma discussão, fazer votações e criar novos tópicos dentro das discussões em aberto. Um dos subreddits mais populares é “AmITheAsshole”, onde membros da comunidade votam em histórias para dizer quem estaria errado na situação.
Tumblr
Popular nos anos de 2010, a rede social é conhecida pelos blogs e por ser o lar de fã clubes no mundo inteiro. A rede social permite que o usuário siga outros perfis e tenha seguidores, além de oferecer uma caixa de mensagens privadas para conversas.
Além disso, é possível publicar vídeos, imagens e textos mais longos, além de compartilhar o conteúdo de outras pessoas. Os usuários também conseguem comentar a publicação de outras pessoas e repostar o conteúdo com comentários.
Mastodon
Por fim, a Mastodon foi criada em 2016 e busca ser completamente gratuita para o usuário. Assim como no X, é possível publicar fotos, vídeos ou até arquivos de áudio e subir hashtags na plataforma alternativa.
Com a mensagem “redes sociais que não estão à venda”, a página inicial da plataforma deixa claro o posicionamento da rede social. De acordo com os desenvolvedores, o “feed” dos usuários deve ser preenchido com o que é mais importante para eles, “e não com o que uma empresa acha que você deveria ver”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.
-
POST 1 DE 7
X (Twitter) espera ser suspenso no Brasil: "não cumpriremos ordens ilegais"
29 ago 2024 às 20h48
-
POST 2 DE 7
Alexandre de Moraes determina suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil
30 ago 2024 às 17h05
-
POST 3 DE 7
Moraes estabelece multa diária de R$ 50 mil para quem acessar X por rede privada
30 ago 2024 às 17h38
-
POST 4 DE 7
Quando o X, antigo Twitter, sai do ar no Brasil?
30 ago 2024 às 17h46
-
POST 5 DE 7VENDO AGORA
Confira 5 alternativas ao X após fim da plataforma no Brasil
30 ago 2024 às 18h37
-
POST 7 DE 7
Elon Musk se pronuncia sobre fim do X (Twitter) no Brasil
30 ago 2024 às 21h22