Santuário Santa Rita de Cássia recebe relíquia de beato 'padroeiro da internet'
Jovem falecido aos 15 anos foi beatificado em 2020 após milagre ocorrido em Corumbá, no Mato Grosso do Sul
O Santuário Santa Rita de Cássia recebe nesta quarta-feira (28), uma relíquia de primeiro grau (um fragmento corporal) do jovem beato Carlo Acutis, falecido em 2006, e considerado pelo Vaticano como o “padroeiro da internet”. A relíquia será apresentada durante a celebração da Santa Missa, às 19h, no santuário localizado no bairro Hauer, em Curitiba. A missa será presidida pelo Padre Fábio Vieira, da diocese de Corumbá-MS, um dos principais divulgadores do apostolado do beato em todo o mundo.
Carlo Acutis, que tem grande identificação com o público jovem católico, foi beatificado após a Igreja Católica reconhecer um milagre atribuído a ele em Campo Grande-MS. O beato, considerado um “ciberevangelista”, é associado à internet porque “usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto”, de acordo com o portal Vatican News.
O jovem que nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, manifestou a fragilidade da saúde em 2006. Diagnosticado com uma leucemia fulminante, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Acutis faleceu em Monza, na Itália, no dia 12 de outubro de 2006, com 15 anos. O jovem foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.
Padre participou ativamente do processo de beatificação
Celebrante da missa em Curitiba, o Padre Fábio Vieira é diretor espiritual do Apostolado Carlo Acutis no Brasil e pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, no município de Ladário-MS. Ele teve a possibilidade de viver um período com a família de Carlo Acutis na cidade de Assis, na Itália; foi um dos responsáveis pelo processo de beatificação do jovem; e participou das audiências na Congregação pelas Causas dos Santos. O pároco é autor da obra “Foi Carlo”, publicada pela editora Quadrante, lançada em 2021. O livro narra a experiência de ter vivido com a família do beato.
Leia também:
- Papa Francisco diz que é “pecado grave” recusar ajuda a imigrantes
- Translado do corpo de Juan Izquierdo será feito por avião da Força Aérea
- Caso Ágatha: criança raptada no PR volta a morar com mãe biológica
De acordo com o pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, Nilson Helmann, “o milagre para a canonização do beato já foi aprovado pelo Vaticano e o mesmo será proclamado santo no próximo ano, durante o jubileu”. Ele destaca a importância de receber a relíquia do beato em sua paróquia.
“Ter as relíquias do anjo da juventude em nossa paróquia santuário é uma grande benção; sua vida nos recorda que viver o evangelho nos transforma e transforma o mundo”, destaca o sacerdote. Em Curitiba, a relíquia de primeiro grau do beato Carlo Acutis também foi apresentada em missa no Santuário Guadalupe, na terça-feira (27). Após a missa desta quarta-feira, a relíquia ainda passará por visitas em colégios e hospitais de Curitiba.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.