Paraná terá escritório para incentivar produções artísticas

O Paraná será um dos próximos estados a receber o escritório do Criativa Birô, programa do Ministério da Cultura (MinC) de apoio a empreendedores e profissionais. O centro irá orientar na elaboração de modelos de negócios, oferecendo consultoria na área de gestão, assessoria jurídica, formação e informações. Ainda não há data definida para a instalação do escritório.

A diretora da Secretaria de Economia Criativa, do MinC, Luciana Lima Guilherme, se reuniu com o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, e parceiros do projeto, como a Fomento Paraná, Secretaria de Estado do Turismo, Fundação Cultural de Curitiba e Sesi Cultural. “O Paraná já vem traçando uma política de economia criativa. O Estado está adiantado na discussão do assunto”, afirmou Luciana.

Desde o ano passado, a Secretaria da Cultura promove eventos destinados a discutir o apoio a iniciativas e projetos artísticos. Foram oferecidos dois cursos gratuitos de economia criativa, reunindo referências nacionais na área. Agora serão realizadas palestras e oficinas em 10 municípios para fomentar a atividade em todas as regiões do Paraná, em conjunto com os parceiros.

O MinC pretende instalar os escritórios em todos os estados-sede da Copa do Mundo 2014. “Essas parcerias vão permitir a construção de uma rede de conhecimento em economia criativa, a fim de proporcionarmos uma vida de qualidade, com mais renda e desenvolvimento aos empreendedores paranaenses”, explica o secretário da Cultura, Paulino Viapiana.

O Criativa Birô, já instalado em alguns estados, apoia o micro e pequeno empreendedor criativo, auxiliando na gestão de carreira, na elaboração e prestação de contas e projetos, com o planejamento financeiro e orçamentário, gestão de pessoas e assessoria jurídica (trabalhista, societária, tributária e direito de propriedade intelectual).

Mostrar próximo post
Carregando