Modernização do setor automotivo gera falta de profissionais para atuar no ramo

por Giselle Ulbrich
com informações da RICtv
Publicado em 20 set 2022, às 21h40.

O Paraná é destaque no setor automotivo, pois é o estado que mais emprega profissionais na área em toda a região sul. Conforme dados de 2020 e 2021 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Caged, o estado tem quase 61 mil postos de trabalho em mais de 7 mil empresas especializadas. Porém com a rápida modernização do setor, falta mão de obra qualificada. Mas é possível aprender ou se atualizar de forma gratuita para preencher as vagas em aberto.

Foi o que aconteceu com a Halini Bordini e a Mariane Heleodoro. As duas fizeram o mesmo curso técnico no Senai, em manutenção automotiva, e hoje estão atuando na mesma área, de estética automotiva. Porém trabalham em frentes diferentes.

Haline resolveu empreender e abrir um negócio próprio, atuando com serviços de alto padrão. Mariane trabalha no setor industrial, visitando lojas, dando treinamento e apresentando produtos do setor de polimento e preparação. Apenas 16% dos profissionais que atuam no setor automotivo são mulheres.

Apesar dos números positivos em relação às vagas, é justamente nesse segmento que há maior carência de mão de obra qualificada. A velocidade da evolução no setor demanda atualização rápida. E é o que oferecem os cursos do Senai. Só no ano passado, cerca de 650 mil reais foram investidos em novas tecnologias de equipamentos e ferramentas para capacitar cada vez mais pessoas.

“Quem quer entrar, acessar ou ser um profisisonal da área, que se qualifique para que consiga entregar e acompanhar o desenvolvimeto tecnológico. Formação ou aperfeiçoamento são mais que importantes para o profissional tenha diferencial perante o mercado”, explica Pedro Henrique Garcia Lazzarotto, coordenador de educação no Senai.

Ele próprio é egresso dos cursos gratuitos do Senai, há muito tempo. Hoje, num cargo de coordenador, ele trabalha com colegas que foram seus professores. Também é o caso da Haline e da Mariane, que hoje tem os professores como colegas de trabalho e parceiros de negócios.

As vagas de gratuidade do Senai estão abertas no momento. São mais de 50 turmas só no segmento de reparação automotiva. Os interessados podem conferir a lista e fazer inscrição pelo site sistemafiep.com.br/gratuidade.

Veja mais sobre empregos no setor automotivo na reportagem: