Inscrições para o PSS de professores da rede estadual terminam nesta quinta (7)

por Valeska Macedo
com informações da Agência Estadual de Notícias e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 5 jul 2022, às 19h07.

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de professores e professores pedagogos da rede estadual de ensino terminam às 16 horas desta quinta-feira (7). Os interessados devem acessar o site do Instituto Consulpan.

Os profissionais contratados vão dar aulas nas disciplinas do Ensino Básico e em 12 eixos tecnológicos do Ensino Profissional nos colégios da rede estadual, durante o ano letivo de 2023. O candidato pode se inscrever na mesma modalidade de ensino ou na modalidade de Ensino Básico e de Ensino Profissional.

Apenas um dos 32 Núcleos Regionais de Educação pode ser inscrito pelo candidato, com opção por até dois municípios do núcleo (ou área, no caso da Educação Profissional). No NRE Curitiba, que é setorizado por bairros, as inscrições podem ser feitas em até dois setores.

O candidato que fizer apenas uma inscrição terá a taxa de R$ 40 e os que fizerem duas, R$ 60. O processo seletivo terá uma prova objetiva, de títulos e prática. As vagas são de até 40 horas semanais para professor e de 20 horas ou 40 horas semanais para professor pedagogo.

A prova prática terá duas etapas: a elaboração de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrição, e um vídeo de 8 a 10 minutos que devem ser enviados junto do prazo final das inscrições.

A relação provisória das inscrições será divulgada no dia 8 de agosto e a consulta dos locais e orientações sobre a prova objetiva no dia 15 do mesmo mês, no site do Instituto Consulplan. As provas serão aplicadas nos municípios-sede dos NREs no dia 21 de agosto e os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia seguinte. Os resultados do PSS, provisório e final, serão divulgados em setembro e outubro, respectivamente.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.