Empresas procuram recolocar profissionais mais velhos no mercado de trabalho

por Arion Wolff
com supervisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 22 out 2022, às 06h02. Atualizado em: 21 out 2022 às 22h35.

No Brasil mais de 54 milhões de brasileiros têm mais de 50 anos e 1,4 milhão de pessoas acima dessa idade buscam recolocação no mercado de trabalho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As empresas estão enchergando essa mudança e estão entendendo o potencial de unir profissionais experientes com os mais novos.

Em contrapartida, há iniciativas de inclusão. Mario Faria, 52 anos, faz parte dos 10% de profissionais mais velhos que estão ativos no mercado de trabalho, de acordo com estudos das plataformas de recolocação Maturi e EY Brasil. Em 2008 sentiu que sua trajetória profissional precisava se renovar. “Criei coragem para voltar para as salas de aula e terminei a faculdade de Ciências da Computação. Um passo importante para enfim trabalhar com o que sempre sonhei”, relata Mario.

Segundo o IBGE, em 2060, 25,5% da população brasileira será composta de pessoas acima dos 60 anos. Assim a implementação de programas que aumentem a prática de contratação de pessoas com mais idade é urgente.