Vestibular UEM: Universidade divulga inscrição para o Vestibular e PAS

por Redação RIC.com.br
Com informações da ASC UEM
Publicado em 2 out 2020, às 18h51.

Entrar na Universidade é o sonho de muitas pessoas espalhadas pelo país. O vestibular, é uma das maneiras para realizar esse sonho e ingressar no ensino superior. O processo seletivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM) será aberto na próxima quarta-feira (7) e os interessados terão até o dia 11 de novembro para se candidatar a uma vaga.

As inscrições para o Vestibular devem ser feitas pelo site pelo site www.vestibular.uem.br e para o PAS em www.pas.uem.br. Em razão da pandemia, neste ano a UEM optou por unificar os Vestibulares de Inverno e Verão, ofertando em um só concurso a totalidade das 2.989 vagas anuais.

As inscrições somente serão homologadas após o pagamento integral da taxa de R$160,00, cujo prazo final será 13 de novembro.

As provas serão realizadas nos dias 21 e 22 de março em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Cotas para negros

Este vestibular será marcado como o primeiro com o Sistema de Cotas para Negros. Aprovado em novembro do ano passado na UEM , o sistema reserva 20% das vagas de cada curso de graduação para candidatos negros, sejam pretos ou pardos.

Este percentual é dividido em duas categorias, uma que estabelece 15% das vagas para candidatos negros de baixa renda e outra que define os 5% restantes para candidatos negros sem esse recorte social. Em números exatos, para este concurso serão 458 e 162 vagas nas duas categorias, respectivamente.

Além do sistema de cotas para negros, a UEM ainda reserva 20% das vagas em cada curso de graduação para cotas sociais que beneficia candidatos que tenham cursado as quatro últimas séries do ensino fundamental e o ensino médio em instituição pública de ensino ou possua registro no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) de família de baixa renda.

Lembrando que os candidatos interessados em participar do sistema de cotas para negros ou sistema de cotas sociais de acesso aos cursos de graduação devem fazer a opção no ato de inscrição no Vestibular.