Uso de cartões de débito e crédito para pagar passagem de ônibus é limitado
Os cartões de débito e crédito foram limitados temporariamente no transporte público de Curitiba. Segundo a Urbanização de Curitiba (URBS), agora é possível pagar a passagem de ônibus com os cartões apenas uma vez a cada hora. Anteriormente, era possível pagar até três passagens por viagem.
De acordo com a Urbs, a medida é preventiva e foi tomada para combater a venda irregular de passagens de ônibus com pagamento por cartões virtuais. O crime já provocou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão ao transporte coletivo, o equivalente a 200 mil passagens.
O esquema foi descoberto em uma ação da Polícia Civil e da Guarda Municipal. Durante a operação, oito pessoas suspeitas foram presas.
Segundo a polícia, os suspeitos simulavam o pagamento da passagem por meio de celular e de um aplicativo e vendiam essas passagens aos usuários a preços mais baratos do que a tarifa (R$ 6). O usuário era abordado, o criminoso se oferecia para pagar a passagem com celular em troca de um valor menor e o passageiro passava na catraca.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui