Terminal do Tatuquara: 24º terminal da rede integrada foi inaugurado nesta semana
Além da melhoria na estrutura viária e arquitetônica – trazendo um novo referencial de modernidade para a região sul da cidade -, o novo Terminal Tatuquara proporciona comodidade para os usuários do transporte coletivo dos bairros que compõem a regional (Caximba, Campo do Santana e Tatuquara). Este é o 24º terminal da rede integrada e foi inaugurado no último sábado (29).
O novo terminal conta com sete linhas de ônibus com embarque e desembarque no local e deve atender até 34 mil pessoas por dia. Atualmente, por conta da pandemia, essas linhas transportam 28 mil passageiros por dia.
As linhas são: 617 JD Ludovica; 619 Sta Rita/CIC; 650 Sta Rita/Pinheirinho; 681 Dalagassa; 684 Rio Bonito; 685 Rio Bonito-CIC; e 773 Vizinhança/Sta Rita. Elas começaram a circular pelo terminal no último sábado (29/5).
Algumas tiveram o trajeto estendido e ganharam novos pontos até o terminal. A Urbanização de Curitiba (Urbs) disponibilizou cartazes explicativos nos ônibus das linhas com as alterações de itinerário.
Integração de linhas
Um dos principais benefícios é integração entre linhas da região, minimizando o tempo de espera, uma vez que o passageiro poderá utilizar mais de uma linha para se dirigir aos terminais Pinheirinho ou CIC.
“Com o novo terminal, é possível trocar de linha de ônibus, o que facilita os deslocamentos. Por exemplo, quem tem apenas a opção para o Terminal Pinheirinho e quiser se deslocar até a CIC agora poderá fazer a integração no Tatuquara trocando de linha e vice-versa”,
explica Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, administradora do transporte coletivo na cidade.
Como se trata de um terminal de passagem, o Tatuquara não contará com linhas metropolitanas circulando e nem linhas troncais ou diretas ao centro de Curitiba.
O terminal facilita o acesso da população aos serviços da Administração Regional, na Rua da Cidadania do Tatuquara, e da Unidade de Pronto Atendimento de Saúde (UPA), que funcionam perto do novo espaço. Com a inauguração, o número de linhas que atendem esses dois locais passará de quatro para sete.
Os passageiros contam ainda com o benefício da integração temporal via cartão transporte da Urbs, entre todas as linhas do terminal com a Rua da Cidadania do Tatuquara, permitindo que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura sem pagar nova tarifa. Após validar o cartão no terminal, o usuário terá dez minutos para validar novamente o cartão no validador da Rua da Cidadania e poderá retornar ao terminal no prazo duas horas.
Para facilitar ainda mais o acesso dos moradores da região aos serviços da Rua da Cidadania, as linhas que trafegam pela Rua Delegado Bruno de Almeida e que não passam pelo terminal, como 646-Pompéia/Janaina, 659-Caximba/Olaria. 680-Rurbana, 690-V. Juliana e 772-Tupy/V. Juliana, continuarão com a integração temporal, válida por 60 minutos, com as linhas 617-Jd. Ludovica e 684-Rio Bonito, e vice-versa.
Infraestrutura
O terminal também conta com infraestrutura de apoio, com duas lanchonetes, bicicletário e em breve terá coleta seletiva de resíduos recicláveis.
Como os demais terminais da cidade, o espaço segue o protocolo sanitário de combate à pandemia, com marcação de distanciamento, termômetros e displays de álcool em gel para os usuários.
O prefeito Rafael Greca visitou o novo terminal do Tatuquara nesta quarta-feira (2).
“Esta linda obra do Terminal Tatuquara foi concluída. Sete linhas de ônibus estão em operação e outras virão. A ideia é interligar o Tatuquara ao Pinheirinho, à Cidade Industrial e, pela Linha Verde, ao Centro de Curitiba. É mais um compromisso cumprido”,
apontou o prefeito Rafael.