Servidores do INSS retornam ao trabalho presencial nesta segunda (6)
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira (6), de acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial da União.
O órgão estava em trabalho remoto devido à emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. A medida se aplica aos servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários, que adotaram estavam trabalhando de suas residências.
O uso de máscaras de proteção facial nas unidades do INSS foram dispensadas. De acordo com o texto, os servidores deverão seguir as regras de proteção individual obrigatória, isolamento, quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados, Distrito Federal e municípios.
Atividades suspensas no INSS
Suspenso em 2020 em razão da pandemia, o retorno às atividades presenciais do órgão vem ocorrendo gradualmente desde o ano passado mediante agendamento prévio.
Outra portaria foi publicada em março para dispensar a necessidade de agendamento prévio para atendimento nas agências. Na ocasião, além dos pedidos já agendados, as agências retomaram também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação, sem necessidade de prévio agendamento.
Além do INSS, outros órgãos da administração federal, a exemplo da Receita Federal, também retomaram as atividades presenciais nesta segunda-feira. O retorno faz parte de uma decisão do governo federal de retomada das atividades presenciais dos servidores e empregados públicos que atuam na administração pública.