Sanepar cria canal para denúncias de desperdício de água na Grande Curitiba
A Sanepar criou um canal para denúncias sobre o desperdício de água para Curitiba e região metropolitana. Para comunicar o uso indevido de água em tempos de racionamento, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp 41. 99521-3022.
De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná, as denúncias de desperdício serão recebidas pela área de educação socioambiental da Sanepar, que entrará em contato com o consumidor para orientá-lo sobre a importância do uso racional e econômico da água.
O Paraná vem passando, desde o início do ano, por uma das piores crises hídricas da história. Com o agravamento da situação do nível de água nos reservatórios que abastecem Curitiba e Região Metropolitana, na última sexta-feira (14), começou a funcionar novo modelo de rodízio no fornecimento. Com isso, a população passou a ficar um dia e meio sem água e um dia e meio com água, já que o sistema é baseado em 36 horas por 36 horas.
O que é desperdício de água
A companhia destaca que neste momento, mesmo as chuvas dos últimos dias, a água deve utilizada somente para alimentação, higiene pessoal e limpeza essencial da casa, como descarga e lavar louça.
A utilização de mangueira para qualquer fim é considerada desperdício, mesmo para regar plantas. A limpeza de áreas externas precisa ser evitada, incluindo lavar carros e calçadas, mesmo com o uso de baldes. As orientações valem para todo o Estado.
Alerta Água
A criação do Alerta Água faz parte da campanha Meta20, que estimula a redução de 20% do consumo de água por pessoas em Curitiba e região durante a crise hídrica.