Sanepar conclui obras em adutora, mas 51 mil pessoas seguem sem água até domingo (18)

Publicado em 17 set 2022, às 12h46.

O abastecimento de água deve ser normalizado ao longo deste sábado (17) em bairros de Curitiba, Campo Largo, Campo Magro e Almirante Tamandaré, que ficaram sem o serviço devido ao rompimento de uma adutora da Sanepar. O problema foi registrado em uma adutora no bairro Cidade Industrial de Curitiba na madrugada desta sexta-feira (16) e as obras de reparo já foram concluídas. No entanto, a empresa antecipou obras de interligação e alguns moradores ainda seguirão sem água até domingo (18).

Com a reparação, o abastecimento de água deve ser normalizado ao longo do dia, mas a orientação ainda é para economizar água, já que os reservatórios estão com níveis muito baixos de água. A tubulação rompida levava água da Estação de Tratamento Passaúna para o reservatório Campo Comprido.

A adutora estava em carga – e ela transporta 500 litros por segundo – e o total esvaziamento da tubulação foi concluído na manhã desta sexta-feira, segundo a Sanepar. Devido ao grande volume de água, três imóveis foram afetados. As equipes da Sanepar fizeram a limpeza desses imóveis e prestando todo o atendimento aos moradores desde a madrugada.

Abaixo, a relação dos bairros que terão normalização do abastecimento ao longo do sábado:

CURITIBA: Augusta, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Santo Inácio, Cidade Industrial, Mossunguê, Riviera, São Braz, Orleans, Santa Felicidade, Butiatuvinha e Cascatinha. Cerca de 140 mil pessoas.

CAMPO LARGO: Jardim Keli Cristina, Vila Gilcy, Vila Torres 1 e Vila Rebouças. Cerca de 12 mil pessoas.

CAMPO MAGRO: Boa Vista. Cerca de 9 mil moradores

Interligação antecipada

Nessa mesma região, como o abastecimento já está interrompido, a Sanepar comunicar que vai antecipar obras que estavam previstas para terça-feira (20). Os bairros que terão abastecimento afetado no sábado (17), com normalização ao longo do domingo (18).

Curitiba: Campo Comprido, Cidade Industrial, Mossunguê, Butiatuvinha, Cascatinha, Orleans, Santa Felicidade, São Braz, Santo Inácio, Santa Felicidade e São João. População: 50 mil pessoas

Almirante Tamandaré: Tanguá. População: 1.700

Clientes que possuem caixa-d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros.