Sanepar anuncia rodízio de água menos rigoroso em Curitiba e RMC a partir de segunda-feira (15)

por Daniela Borsuk
com informações de Adriana Lopes, da RIC Record TV Curitiba
Publicado em 11 nov 2021, às 12h16.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (11), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou que Curitiba e Região Metropolitana terão um rodízio no abastecimento de água menos rigoroso a partir de segunda-feira (15). Com a flexibilização, o rodízio será de 60 horas de abastecimento e 36 horas de interrupção. Ainda, a Sanepar informou que o rodízio só será suspenso completamente quando os reservatórios da região atingirem 80%.

A Sanepar também apresentou um balanço sobre os impactos da crise hídrica que atinge o Paraná e as ações realizadas pela empresa para continuar abastecendo a capital paranaense. “Ao longo desse período, nós tivemos pelo menos mais de 20 ações, desde a busca de água em cavas, pedreiras, transposição de rios, semeadores de nuvens, fizemos uma série de ações que foram importantes para chegar até esse momento. Claro, o fator principal é o climático. Ano passado nós tivemos uma frustração muito grande em todas as previsões, pelo menos 50% das previsões foram frustradas, e isso é um peso muito grande”, disse o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile. Ainda, Stabile relatou que houve déficit de cerca de 600mm de chuvas.

“Estamos chegando hoje a quase 68% de reservação no Saic [Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba]. Nesse mesmo dia, há um ano atrás, nós estávamos com 26%. Então, lembrando que, de todas as ações que nós fizemos, três foram de extrema importância […]: o clima voltou a ajudar; a população nos ajudou muito, mas muito mesmo, e eu acho que nós temos aí uma mudança de comportamento inclusive; e vocês da imprensa, que nos ajudaram muito passando as informações para a população, mostrando a importância do uso racional da água, do não desperdício, do aproveitamento na integralidade desse produto tão importante para a vida humana”,

pontuou o diretor-presidente.

Durante o ano, em março, já tinha acontecido uma flexibilização no mesmo modelo que está sendo aplicado neste momento, mas as frustrações com as previsões climáticas tornaram necessário voltar ao rodízio 36×36, que foi aplicado até este mês de novembro. “Hoje nós estamos voltando então para o 60 horas por 36, então 60 horas prestando serviço e até 36 horas para a retomada do serviço. Com 36 horas para a retomada do serviço, para algumas pessoas demora na verdade uma hora, duas, três, quatro… a medida que os nossos consumidores estão diante da rede, em que localidade estão da distância da distribuição, pode levar um pouco mais de tempo”, explicou Stabile.

Para a suspensão total do rodízio, o nível do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (Saic), ou seja, a média entre as barragens do Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II, terá que atingir 80%.