Com escassez de chuvas, Sanepar alerta sobre rodízio de água em 10 cidades do PR
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) publicou, nesta terça-feira (21), um alerta sobre risco de desabastecimento de água, com possibilidade de rodízio, para nove cidades do norte do Paraná e uma do noroeste. Os municípios de Apucarana, Rosário do Ivaí, Califórnia, Jardim Alegre, Faxinal, Jandaia do Sul (no noroeste do Estado), Mauá da Serra, Arapongas, Rolândia e Sabáudia podem sofrer com a falta d’água devido as altas temperaturas, aumento do consumo e falta de chuvas regulares.
A redução de pressão ou desabastecimento temporário pode acontecer, em especial, em horários de picos ou dias nos quais costuma-se fazer atividades de limpeza doméstica. A companhia recomenda que limpezas pesadas, que fazem uso de grande quantidade de água, sejam adiadas. Também incentiva-se que se reutilize as águas da lavagem e enxágue de roupas.
Municípios do nordeste
As cidades de Leópolis, Curiúva, São Sebastião da Amoreira, Panema (em Santa Mariana) e Triolância (em Ribeirão do Pinhal) também estão com alerta de alto consumo. No Norte Pioneiro, a situação é mais grave, já tendo sido implantado o rodízio no abastecimento até que volte a chover. O sistema divide grupos de bairros que ficam sem o fornecimento de água por determinado período de tempo.
Nesta terça-feira (21), o rodízio começou a valer em Santo Antônio da Platina. Na quarta-feira (22), será a vez de Carlópolis e Quatiguá. Residências que tenham caixa d’água com ao menos 500 litros não sofrerão com a falta d’água por pelo menos 24 horas.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 200 0115 ou pelo site da Sanepar.