Saiba como destinar parte do imposto de renda para projetos sociais
Quem precisa fazer a declaração do Imposto de Renda de pessoa física pode aproveitar a oportunidade e fazer uma boa ação, destinando parte do imposto devido para projetos sociais que atendam crianças, adolescentes e idosos de Curitiba. A contribuição não gera encargo e pode ser abatida na declaração que deverá ser apresentada à Receita Federal no ano seguinte à contribuição.
Com a destinação, os recursos que antes iriam para o governo federal são encaminhados para o Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente (FMCA) e para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). Em caixa, esses recursos são usados para custear projetos desenvolvidos por instituições ou pelo município que buscam a garantia de direitos destes públicos.
Para incentivar a população a contribuir, os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e da Pessoa Idosa (CMDPI), em conjunto com a Fundação de Ação Social (FAS) e a Prefeitura de Curitiba lançaram duas campanhas. Os materiais podem ser visto até abril nos pontos de ônibus e também nas redes sociais, rádios, painéis digitais, televisões instaladas nos ônibus e terminais. Também haverá a distribuição de materiais impressos.
Contribuição
Pessoas físicas que optarem pelo formulário completo podem destinar até 3% do imposto devido até o dia 30 de abril. Empresas também podem destinar, mas o percentual é de 1% do lucro real.
As destinações são realizadas diretamente no programa disponibilizado pela Receita Federal para a entrega do imposto, mas também podem ser feitas nos sites próprios das campanhas.
Quem optar em destinar parte do imposto devido para projetos sociais que atendem crianças e adolescentes tem ainda a opção de fazer a destinação durante o ano todo pelo site, clicando aqui. Para projetos voltados para pessoas idosas a destinação também pode ser feita pelo site, clicando aqui.
Nos dois sites, os contribuintes encontram o passo a passo para fazer a contribuição.
Controle
Todas as arrecadações são administradas pelo Comtiba e pelo CMDPI, responsáveis ainda por analisar projetos e definir onde serão investidos os valores recebidos dos contribuintes.
Para a presidente do Comtiba, Zeila Plath Oliveira da Silva, a participação da população é muito importante.
“Essa ação pode ajudar muitas crianças e adolescentes, visto que o FMCA é uma fonte de recursos importante para o desenvolvimento de programa e projetos voltados a essa população do município”.
diz.