Rodízio de abastecimento vai ser mais rígido em Curitiba e região, com 36h de duração
Sem chuvas, a situação do abastecimento de água em Curitiba e região tem ficado cada dia mais crítica. Nesta terça-feira (11), a Sanepar anunciou que começa, a partir desta sexta-feira (14), a fazer um rodízio mais rígido e com duração maior do que o que já temos vivenciado.
As medidas foram divulgadas em coletiva de imprensa para falar da situação crítica que o Paraná enfrenta com a questão do abastecimento. Segundo a Sanepar, a companhia vai fazer análises quinzenais para rever essa modalidade de rodízio.
O rodízio, que afeta moradores de Curitiba e Região Metropolitana, vai passar a durar 36h. De acordo com a Sanepar, vão ser 24 horas sem água e outras 12h para retomada. Em outras 36 horas os moradores vão ter água.
Atualmente, os moradores vinham sofrendo a interrupção de abastecimento uma vez a cada cinco dias. Esta forma mais rígida do rodízio se faz necessária para evitar que as cidades fiquem sem água, uma vez que a previsão de chuva não é nada positiva.
O novo estilo de rodízio deve afetar um milhão e duzentos mil habitantes da região. A expectativa da Sanepar é que o rodízio gere uma economia de 20%, para que consigamos suportar a situação até as chuvas de verão, previstas entre dezembro e fevereiro do ano que vem.
A Sanepar continua pedindo que a população economize água. Deixe para lavar calçadas e carros quando a situação se normalizar, utilizando a água, neste momento, para higiene e situações realmente necessárias.