Rede abre agendamentos para castrações gratuitas de junho
Começam na próxima segunda-feira (17), a partir das 12h, os agendamentos para as castrações gratuitas de cães e gatos para o mês de junho. Os tutores, protetores e ONGs podem verificar os horários disponíveis e inscrever os animais sob seus cuidados no site da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
Está prevista a abertura de três mil vagas para esta etapa. As cirurgias acontecem nos mutirões de castração das regionais Tatuquara (de 14 a 19 de junho) e Bairro Novo (de 21 a 26 de junho) e nas quatro clínicas contratadas pelo município.
No site, é possível ver todos os bairros atendidos. Devido à grande procura pelos agendamentos, o sistema pode apresentar instabilidade.
O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo, lembra que o oferecimento das castrações é uma política pública do município, fundamental para garantir a saúde dos animais e evitar o abandono.
“Asseguramos a continuidade do serviço pela sua importância e com todas as medidas de segurança e prevenção à covid-19”, reforça.
Cuidados redobrados
A Rede de Proteção Animal reforça a atenção aos cuidados que os tutores devem tomar ao levar os animais para os procedimentos:
– Ir sozinho com seus animais ou com, no máximo, um acompanhante, e apenas com a antecedência recomendada no agendamento.
– Evitar aglomerações e manter as medidas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel, além de usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar;
– Usar máscaras ao sair de casa e fazer a troca como recomendado;
– Se apresentar sintomas de infecção respiratória, peça para outra pessoa levar o animal ou cancele o atendimento.
Como fazer?
Quem ainda não tem cadastro como cidadão, ONG ou protetor e tem interesse nos próximos agendamentos, deve providenciar no site da Rede – protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br.
A plataforma permite inscrição de cães e gatos de beneficiários do Armazém da Família que morem nos bairros onde acontecem as cirurgias e de animais de protetores com cadastro ativo na Rede de Proteção Animal (ONGs e protetores independentes).
Além da validação instantânea do benefício, o site libera, no ato do cadastro, as datas e horários para que os interessados possam fazer os agendamentos. Caso as vagas terminem, o sistema indisponibiliza a marcação.