Radares são implantados em ruas com alto índice de acidentes em Curitiba
Na próxima semana, dois novos pontos de Curitiba passam a ter fiscalização eletrônica de trânsito. Os radares ficarão na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes com a Rua Arnaldo Francisco Scremin, no Atuba, e na esquina da Ubaldino do Amaral e Amintas de Barros, no Alto da XV.
De acordo com a prefeitura, em ambos os pontos, o alto índice de acidentes foi fator decisivo para a implantação dos equipamentos, precedida pela redução de velocidade em grande parte das vias urbanas da capital.
Além da velocidade, a fiscalização eletrônica tem como objetivo reprimir outros comportamentos imprudentes que acabam por comprometer a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
No Atuba
Cruzamento que acumulou 30 acidentes de trânsito no período de cinco anos, o ponto de intersecção entre a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes com a Rua Arnaldo Francisco Scremin terá radar que começa a fiscalizar na próxima segunda-feira (8).
Serão fiscalizados os veículos que passarem pelas duas vias, com diferentes velocidades máximas permitidas. Pela Mascarenhas de Moraes, o limite é de 60 km/h. Já pela Arnaldo Francisco Scremin, 50 km/h.
Segundo a Setran, velocidade excessiva é uma infração recorrente na Mascarenhas de Moraes, que está recebendo reforço na sinalização de regulamentação de velocidade.
“A Rua Mascarenhas de Moraes possui velocidade máxima de regulamentação em 60 km/h por ser a continuação entre o eixo Trinário Norte até os acessos da cidade para a Estrada da Ribeira e Rodovia Régis Bittencourt (BR-116)”,
explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
Por sua vez, a Rua Arnaldo Francisco Scremin faz parte do eixo de ligação e escoamento de tráfego entre os bairros Atuba e Bairro Alto, o que a caracteriza como via de 50 km/h.
Neste cruzamento, os equipamentos de fiscalização também estão programados para registrar as seguintes infrações de trânsito: avanço do sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversão obrigatória, conversão proibida e retorno proibido.
Além do grande número de acidentes, fator decisivo à implantação do radar neste cruzamento foi o alto fluxo veicular e de pedestres, levando em conta um futuro shopping nas proximidades.
No Alto da XV
A partir da terça-feira (9) entram em operação os radares na esquina das ruas Ubaldino do Amaral e Amintas de Barros, trecho que concentrou 101 acidentes em cinco anos. No entorno estão localizados hospitais e unidades de ensino, incluindo a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Conforme informou o município, neste cruzamento, os equipamentos vão fiscalizar o limite de velocidade, avanço de sinal, parada sobre a faixa de pedestres e conversão obrigatória pela Rua Amintas de Barros.
“As duas ruas são importantes eixos com grande capacidade de tráfego e em sentidos únicos”,
observa a superintendente da Setran.