Projeto prepara o jovem para mercado de trabalho no Paraná e em Santa Catarina
O estado do Paraná e o estado de Santa Catarina recebem o projeto Esquenta, que tem como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho.
A primeira turma do projeto iniciada no dia 21 de julho, contou com a presença de 50 jovens. E na terça-feira, dia 29, foram indicadas as atividades em Blumenau-SC. Ao longo do ano, outros municípios, nos Estados do Paraná e Santa Catarina, desenvolverão o projeto.
Trata-se de uma qualificação em pré aprendizagem, como foco na inserção do participante no Programa de aprendizagem – Aprendiz Legal e mundo do trabalho, voltada a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.
“A intenção é preparar os participantes e oportunizar maiores chances de serem aprovados nos encaminhamentos de vagas de aprendizagem do Programa Aprendiz Legal, ou mesmo buscar vagas efetivas em outras áreas”, afirma Thilairy Siqueira Cesar, do setor social da empresa GERAR responsável pelo projeto.
A companhia pretende contribuir para a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho.
Em Curitiba, os jovens selecionados têm entre 18 e 22 anos, estão desempregados e foram encaminhados pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). O curso é gratuito.
Após a qualificação, eles serão encaminhados de forma prioritárias às vagas da aprendizagem no Programa Aprendiz Legal, receberão certificado e estarão mais preparados para concorrerem às vagas de emprego em áreas diversas. Para se inscrever no Projeto Esquenta, o jovem deve procurar os CRAS ou CREAS de sua região e fazer a inscrição.
Já no município catarinense, a primeira turma do projeto terá 21 adolescentes com idade entre 14 e 17 anos. No total, serão quatro encontros, que acontecerão por via remota, através da Plataforma Google Meet, por conta da pandemia da Covid-19.
O Projeto é formado por 4 Módulos Formativos, sendo o 1º encontro “Planejamento de vida e de carreira – sonhos e frustações”; 2º encontro “Atendimento ao cliente”; 3º encontro “Legislação Trabalhista e Mundo do Trabalho” e 4º encontro “Mercado de Trabalho”, com duração de 12 horas.