Praia do Sul do Brasil é eleita santuário do surfe; veja onde fica
A praia escolhida foi avaliada pela qualidade, história com o esporte, sustentabilidades e diversos outros fatores
A Praia do Moçambique, localizada na região Sul do Brasil, foi eleita como santuário nacional do surfe. A praia fica em Florianópolis, capital de Santa Catarina, e recebeu o título na última sexta-feira (30).
A princípio, cinco praias foram avaliadas pelas organizações civis ambientais Instituto Aprender Ecologia e Conservação Internacional (CI-BRASIL) para se tornarem Reservas Nacionais de Surfe. Conforme os avaliadores, os locais foram avaliados por qualidade, consistência e relevância das ondas; características sócioecológicas do ecossistema do esporte; cultura, história e desenvolvimento do surfe no local; e engajamento comunitário, capacidade de governança e sustentabilidade.
- Leia também:
- Leão-marinho assusta ao avançar contra banhistas em praia na Califórnia; veja
- PEC das Praias: confira as praias do Paraná que podem ser vendidas
- Gabriel Medina é bronze para o Brasil no Surfe
Além disso, outras três praias foram selecionadas para formar a Rede Brasileira de Reservas de Surfe. As escolhidas foram a Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), Itamambuca, em Ubatuba (SP), e Regência, em Linhares (ES). A quinta praia avaliada, a de Sumidouro (SC), também localizada no Sul do país, ficou de fora da escolha final.
De acordo com o vice-presidente da CI-Brasil, Maurício Bianco, o incentivo para a criação de santuários de surfe é fundamental para evitar o agravamento da crise climática.
“Milhares de picos de surfe [local considerado privilegiado para a prática] em todo o mundo são cercados por ecossistemas que armazenam grandes quantidades de carbono, e apenas cinco países detêm quase metade desse carbono armazenado, entre eles o Brasil”, explicou.
“Esses ecossistemas de surfe em nosso litoral são importantes não apenas para o clima e biodiversidade, mas também geram benefícios socioeconômicos por meio da geração de empregos e renda”, finalizou.
Conheça a Praia do Moçambique, santuário nacional do surfe no Sul do Brasil
Conhecida por ser a maior praia selvagem de Santa Catarina, com 8,5 km de extensão, a Praia do Moçambique é muito frequentada por surfistas. Para chegar à faixa de areia é preciso passar por uma vegetação de pinheiros americanos. Esse é um dos motivos pelo qual o local é conhecido por ser perfeito para fãs da natureza.
Além disso, não há comércios à beira da praia. Como a praia só pode ser acessada de carro ou trilha, ela é um local mais privado e vazio.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.